Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Missão Gaia revela planeta que é quase uma “estrela fracassada”

Por| Editado por Patricia Gnipper | 23 de Janeiro de 2023 às 20h20

Link copiado!

NASA, ESA, STScI, Leah Hustak (STScI)
NASA, ESA, STScI, Leah Hustak (STScI)

Uma equipe de cientistas liderada por Sasha Hinkley, da Universidade de Exter, identificou o primeiro exoplaneta diretamente observado pela missão Gaia, da Agência Espacial Europeia. Ele orbita a estrela HD 206893, a cerca de 130 anos-luz da Terra — e, curiosamente, parece realizar fusão nuclear em seu interior.

Como os astrônomos já sabiam que a estrela é cercada por um disco de detritos, ela foi considerada uma boa candidata para a busca de exoplanetas, os mundos que orbitam outras estrelas. Após analisar os dados da missão Gaia, que coleta medidas de alta precisão do movimento das estrelas, eles observaram a estrela com o instrumento GRAVITY, do Very Large Telescope.

Continua após a publicidade

Foi assim que eles confirmaram a existência do exoplaneta, que é cerca de 13 vezes mais massivo que Júpiter. O mais curioso é que as observações do espectro da luz filtrada pela atmosfera dele sugere que o núcleo deste grande planeta está realizando fusão nuclear com deutério, um isótopo do hidrogênio.

Seu grande tamanho e a evidência da ocorrência de fusão nuclear indicam que, na prática, o HD 206893 c está no “meio-termo” entre ser um planeta propriamente dito e uma anã marrom. O nome descreve objetos que se formam como as estrelas, mas que não são massivos o suficiente para realizar a fusão nuclear típica delas, necessária para sustentar suas estruturas. Por isso, elas são conhecidas também como "estrelas fracassadas".

A descoberta pode ajudar os cientistas a definir melhor como diferenciam anãs marrons dos exoplanetas, e representa também o grande potencial da missão Gaia para encontrar candidatos a exoplanetas, confirmados depois com observações de outros telescópios. “A descoberta do HD 206893 c é muito importante para o estudo dos exoplanetas, já que o nosso [estudo] pode ser a primeira detecção direta de um ‘exoplaneta da Gaia”, disse Hinkley.

O artigo com os resultados do estudo foi aceito para publicação na revista Astronomy & Astrophysics e pode ser acessado no repositório online arXiv, sem revisão de pares.

Continua após a publicidade

Fonte: arXiv; Via: University of Exeter