Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Meteoros na atmosfera e aurora da Terra são registrados por satélite chinês

Por| Editado por Patricia Gnipper | 28 de Setembro de 2021 às 19h30

Link copiado!

Origin Space
Origin Space

O pequeno satélite Yangwang-1, da empresa chinesa Origin Space, foi lançado à órbita no início de junho deste ano. Através de seu campo de visão amplo e a capacidade de coletar a luz visível e ultravioleta, ele foi desenvolvido para detectar asteroides próximos à Terra, mas tem capturado muito mais do que isso, como meteoros cruzando a atmosfera terrestre e a aurora austral acima do Pacífico.

Em três meses de operação em órbita, o Yangwang-1 detectou e registrou uma série de meteoros atravessando a atmosfera da Terra. Mais do que isso, ele também observou outros objetos, como o módulo central da estação espacial chinesa, o Tiangong-3, cruzando seu campo de visão. As observações foram realizadas quando o satélite tentava rastrear partículas carregadas atingindo a atmosfera após uma intensa explosão solar no último dia 27 de agosto.

Continua após a publicidade

Embora seja operado pela Origin Space, o Yangwang-1 foi desenvolvido pela Shenzhen Aerospace Dongfanghong Satellite Co., uma espécie de braço da principal estatal fabricante de satélites da China, a Academia de Tecnologia Espacial da China (CAST, na sigla em inglês). Segundo a empresa operadora, o objetivo é criar um “mapa do tesouro” com recursos espaciais em potencial para estabelecer planos mais ambiciosos de utilização do espaço.

Além disso, a Origin Space lançou, em abril deste ano, o satélite NEO-1, desenvolvido para coletar e liberar um pequeno alvo, simulando a captura de pequenos asteroides. Na fase seguinte, prevista para 2022, a empresa lançará o NEO-2 para órbita geocêntrica que, gradualmente, aumentará até alcançar a Lua — a mesma lógica usada pela Índia na missão indiana Chandrayaan-2.

O principal objetivo da Origin Space é extrair recursos espaciais para utilização na Terra e, para isto, ela lançará, em 2025, a missão NEO-X, a qual tentará capturar asteroides próximos utilizando uma rede.

Continua após a publicidade

Fonte: Space.com