Meteoro explode no céu e causa tremor em cidades da Bahia

Por Daniele Cavalcante | 27 de Outubro de 2020 às 21h40
Bramon Meteor

Um meteoro brilhou nos céus de algumas cidades da Bahia nesta segunda-feira (26). O bólido (nome que recebem os meteoros que explodem na atmosfera terrestre tornando-se extremamente brilhantes), foi detectado e registrado por câmeras de observação climática, e se tornou assunto nas redes sociais.

O fenômeno ocorreu por volta das 21h35, de acordo com testemunhas. Uma delas é o produtor cultural Roberlan Araújo, morador de Ituberá, que falou ao G1. “Primeiro, sentimos um estrondo muito forte, seguido de um tremor”, relata. Ele contou que os móveis de sua casa chacoalharam e logo após “todos estavam na rua se perguntando o que havia acontecido”. O objeto caiu “entre o mar de Pratigi e Morro de São Paulo”, disse.

Além de Ituberá, outras cidades da Bahia, próximas a Salvador, também brilharam sob a luz da explosão durante a noite, tais como Ipirá e Itaberaba. Embora o estrondo e tremor possam ser assustadores para os habitantes, a queda do meteoro em si não representou nenhum perigo à população, já que não se trata de um objeto grande. Ademais, pouca coisa resta de meteoros pequenos como este após atravessar a atmosfera terrestre — muitas vezes eles vaporizam por completo durante a explosão.

Por outro lado, o tremor, causado pelo deslocamento do ar após a explosão, pode apresentar algum risco. Dependendo da intensidade, janelas podem se quebrar e resultar em alguns ferimentos leves, como ocorreu em 2013, no episódio do meteoro que caiu em Chelyabinsk, Rússia. Felizmente, é algo raro de acontecer e não foi o caso nessa vez.

Segundo a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON), o bólido seguiu uma trajetória de leste para oeste, surgindo região do município de Tapeorá e foi até a cidade de Burietá. Entretanto, o BRAMON avisa que esta trajetória é resultado de um cálculo preliminar, que pode ser refinado através de uma análise mais detalhada dos vídeos. Até o momento de redação desta matéria, ainda não houve uma atualização por parte do BRAMON. Também ainda não há estimativa do tamanho e massa do meteoro.

Esse não foi o único caso de bólido na Bahia. No dia 19 de outubro, outro meteoro explodiu e foi visto nas cidades de Curaçá e Paulo Afonso, ambas no norte do estado baiano, além de alguns municípios de Sergipe, Paraíba, Ceará e Pernambuco. Também não houve nenhum risco para os moradores naquela ocasião.

Fonte: BRAMONG1

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.