Publicidade

Meteoro explode e brilha junto da superlua nos EUA

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  | 

Compartilhe:
OpenClipart-Vectors / 27376/Pixabay
OpenClipart-Vectors / 27376/Pixabay

A primeira superlua do mês brilhou no céu nesta terça-feira (1º) e fascinou pessoas em todo o mundo. Enquanto observadores nos Estados Unidos acompanhavam o fenômeno, se depararam com um meteoro do tipo bola de fogo, que explodiu no início da madrugada de quarta (2).

Como o nome indica, as bolas de fogo são meteoros tão brilhantes que podem ser observados em grandes áreas. Normalmente, estes objetos não são grandes o suficiente para resistirem intactos à passagem pela atmosfera. Se uma bola de fogo explode, ela passa a ser chamada de bólido.

Segundo relatos de observadores, o objeto em questão explodiu por volta das 3h, no horário de Brasília, com um estrondo forte o suficiente para causar tremores em construções. Bill Stewart, astrônomo amador, estava em seu terraço naquele momento, e gravou um vídeo que mostra acidentalmente a passagem do objeto.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

No vídeo, a bola de fogo é tão brilhante que parece até ter ofuscado o brilho da superlua — e, para Stewart, o objeto brilhou mais que ela naquele momento. Quando uma superlua acontece, nosso satélite natural pode parecer até 14% maior e 30% mais brilhante, quando comparada à Lua na fase cheia e no ponto mais distante da Terra em sua órbita elíptica.

Stewart conta que a bola de fogo causou dois fortes sons. “Depois de um flash brilhante, ela explodiu em três fragmentos distintos”, relatou ele. “Um permaneceu brilhante conforme desceu pelo horizonte e pode ter aterrissado, embora eu não tenha ouvido ele causar o impacto”, acrescentou.

No momento, estão acontecendo as chuvas de meteoros Perseidas, Alfa Capricornídeos e Delta Aquáridas Austrais, e todas têm potencial para produzir bolas de fogo brilhantes. Entretanto, a trajetória do objeto não parece corresponder àquela esperada dos meteoros destas chuvas.

Fonte: SpaceWeather