Meteorito causa vazamento de oxigênio na Estação Espacial Internacional

Por Eduardo Hayashi | 31 de Agosto de 2018 às 13h44

A espaçonave Soyuz, que está acoplada à Estação Espacial Internacional (ISS), teve um vazamento de oxigênio a partir de uma microfissura. Conforme informou a Roskosmos, agência espacial russa, o incidente teria sido causado pelo impacto de um meteorito. Os especialistas também reiteraram que o vazamento não representa nenhum risco à vida e segurança dos astronautas.

O problema foi detectado pelos tripulantes da ISS na noite de quarta-feira (29) quando a equipe notou um vazamento de ar e uma queda na pressão.

Nesta quinta-feira (30), o minúsculo buraco, medindo cerca de 2 milímetros, foi fechado com um material selante de forma provisória por dois astronautas russos, enquanto outra parte da equipe registrou diversas fotos para enviar para os engenheiros na Terra. Com todas as informações que forem coletadas após o reparo emergencial, será desenvolvida uma solução mais segura a longo prazo.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A espaçonave Soyuz é uma das duas acopladas à Estação Espacial Internacional. Em julho, o veículo chegou ao laboratório orbital com três astronautas a bordo, com um retorno previsto para dezembro deste ano. Além disso, a Soyuz também é importante para garantir o retorno dos astronautas em caso de emergência.

Um porta-voz da NASA disse que ainda é muito cedo para especular sobre um retorno antecipado dos três astronautas, caso o problema do vazamento de oxigênio não seja resolvido de forma definitiva.

A bordo da ISS estão os astronautas Drew Feustel (EUA), Richard Arnold (EUA) e Oleg Artemiev (Rússia), que chegaram no dia 21 de março de 2018. Um pouco depois, em junho, os astronautas Serguei Prokopiev (Rússia), Serena Auñón-Chanceler (EUA) e Alexander Gerst (Alemanha) passaram a fazer parte da tripulação.

Fonte: BGR, Phys.org

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.