Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mars 2020 | Como assistir ao vivo ao lançamento do rover Perseverance a Marte

Por| 29 de Julho de 2020 às 19h15

Link copiado!

NASA/JPL-Caltech
NASA/JPL-Caltech
Tudo sobre NASA

No início da manhã desta quinta-feira (30), a NASA lançará a missão Mars 2020, que levará o rover Perseverance para buscar por sinais de vida antiga no Planeta Vermelho, além do helicóptero Ingenuity para testar novas tecnologias de voo em outros mundos. Como de costume em lançamentos de grande importância, a agência espacial transmitirá tudo ao vivo — e nesta matéria você descobre como acompanhar mais este momento histórico.

Mas, antes, saiba que sempre existe a chance de o lançamento ser cancelado em cima da hora, especialmente caso um inesperado mau tempo impeça o foguete de alçar voo. A NASA disse que há 80% de chance de haver um tempo favorável no horário previsto, de acordo com as atuais previsões meteorológicas para a região de Cabo Canaveral (Flórida), onde tudo acontecerá. A missão Mars 2020 decolará a partir de um foguete Atlas V, da United Launch Alliance. Caso problemas aconteçam em cima da hora, impedindo o lançamento na quinta-feira, a NASA tem até o dia 15 de agosto para lançar a Mars 2020 com o objetivo de que a espaçonave chegue a Marte em fevereiro de 2021.

Continua após a publicidade

A transmissão oficial da NASA começa às 8h (horário de Brasília), quando a agência espacial exibirá um programa repleto de informações e curiosidades sobre a missão e seus objetivos. O grande momento do lançamento está previsto para as 8h50, e uma conferência ao vivo pós-lançamento está programada para as 12h30.

Você pode acompanhar tudo isso no site NASA Live, ou no vídeo abaixo (em inglês):

Já quem prefere acompanhar lançamentos espaciais com comentários em português feitos por quem entende muito do assunto, tem a opção de assistir à live do Mensageiro Sideral em seu canal do YouTube. Quem narra a transmissão é o jornalista Salvador Nogueira, dono do canal, ao lado do astrônomo Cassio Barbosa e do engenheiro Lucas Fonseca. A live fica disponível no vídeo abaixo e começa às 8h30 da manhã:

Continua após a publicidade

A NASA não envia um novo rover ao Planeta Vermelho desde 2011, quando o Curiosity iniciou sua viagem rumo a Marte, chegando lá em 2012. O rover Perseverance, como era de se esperar, é o veículo robótico mais avançado que a agência espacial já desenvolveu com o objetivo de explorar outro mundo no Sistema Solar. Ele pousará na cratera Jezero, onde iniciará sua ambiciosa missão de procurar por bioassinaturas. Caso as encontre, teremos, pela primeira vez na história, a confirmação de que a vida surgiu em outro planeta além da Terra — ainda que apenas algum tipo microbiano da vida como a conhecemos.