Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Manchas nos anéis de Saturno estão ficando maiores e mais escuras

Por| Editado por Patricia Gnipper | 29 de Dezembro de 2023 às 08h34

Link copiado!

NASA/ESA/STScI/Amy Simon (NASA-GSFC)
NASA/ESA/STScI/Amy Simon (NASA-GSFC)

As manchas sazonais nos anéis de Saturno já começaram a se intensificar nas imagens do telescópio Hubble. O fenômeno ocorre quando o planeta gigante está próximo de seu equinócio, por motivos ainda desconhecidos.

Semelhantes a raios (daí o apelido “spokes”, que em inglês significa "raios”), as manchas foram observadas pela primeira vez em 1981, pela Voyager 2. Desde então, a NASA monitora os anéis saturnianos para aprender mais sobre elas.

Esse monitoramento já revelou que o número e o contraste dos raios variam de acordo com as estações de Saturno. Além disso, os spokes giram junto com os anéis e duram duas ou três rotações ao redor do planeta. Durante esse período, novas manchas aparecem gradualmente no conjunto.

Continua após a publicidade

Segundo Amy Simon, do Goddard Space Flight Center da NASA, os cientistas já esperavam um pico, com spokes mais escuros e em maior quantidade. Isso porque Saturno está se aproximando de seu equinócio, período no qual os telescópios detectam maior atividade.

Ao monitorar o período de maior atividade, a NASA espera obter informações para descobrir como as manchas se formam. “A principal teoria é que os spokes estão ligados ao poderoso campo magnético de Saturno”, disse Simon.

Perto do equinócio, os anéis de Saturno assumem posição menos inclinada em relação ao sol, permitindo que o campo magnético do planeta seja atingido pelos ventos solares com maiores impactos. Talvez as forças eletrostáticas nessa interação movimentem o gelo dos anéis de Saturno, de modo que as manchas apareçam.

Continua após a publicidade

Essa é apenas uma hipótese a ser testada — ela ainda não explica o formato dos raios. Seja como for, as observações contínuas do Hubble podem ajudar a descobrir o que realmente acontece nos anéis de saturno perto do equinócio.

Fonte: NASA