Mais de 140 mil berçários estelares são mapeados na Via Láctea

Por| Editado por Patricia Gnipper | 02 de Março de 2023 às 12h28

ESO

Uma equipe de pesquisadores liderada por Shinji Fujita, da Universidade Metropolitana de Osaka, no Japão, identificou cerca de 140 mil nuvens moleculares na Via Láctea. Depois, com a ajuda de uma inteligência artificial, eles realizaram o mapeamento mais detalhado já obtido destas nuvens, que funcionam como "berçários de estrelas".

De forma resumida, podemos dizer que as estrelas nascem do gás molecular e poeira no espaço, que colapsam sobre si devido à gravidade. Estes gases são tão diluídos e frios que não podem ser observados pelos olhos humanos, mas emitem ondas de rádio detectáveis por radiotelescópios.

O pesquisadores descobriram as 140 mil nuvens moleculares em nossa galáxia com o radiotelescópio Nobeyama. Depois, com a inteligência artificial, eles estimaram a distância destas nuvens, determinaram o tamanho e massa delas e mapearam sua distribuição.

Embora a Via Láctea seja a única galáxia próxima o suficiente para observações destas nuvens, é difícil estudar as propriedades delas devido à matéria que se sobrepõe às observações, afetando medidas de distância e outras características delas. Mesmo assim, eles conseguiram obter os dados mais detalhados das nuvens no primeiro quadrante do plano galáctico.

Fujita, pesquisador que liderou o estudo, explica que os resultados oferecem uma “visão aérea” da galáxia e podem ajudar em diferentes estudos de formação estelar. “No futuro, queremos expandir o escopo das observações com o radiotelescópio e incorporar dados de radiotelescópios do céu do hemisfério sul, que não pode ser observado do Japão, para um mapa completo da distribuição em toda a Via Láctea”, finalizou.

O artigo com os resultados do estudo foi publicado na revista Publications of the Astronomical Society of Japan.

Fonte: Publications of the Astronomical Society of Japan; Via: OMU