Lixo espacial: possível pedaço de foguete cai em vilarejo no Quênia
Por Danielle Cassita |

Um fragmento metálico caiu na segunda (30) em um vilarejo em Mukuku, no Quênia, na África. Os oficiais do país estão investigando o incidente, e suspeitam que o objeto em questão seja um pedaço de um foguete.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Lixo espacial: o que é esse perigo na órbita da Terra?
- Família processa NASA após ter casa atingida por lixo espacial
Segundo a KSA, a agência espacial do país, o objeto é um anel metálico com diâmetro de 2,5 metros e pesa 500 kg. Junto das autoridades locais, a KSA isolou a área e recolheu o objeto para investigações mais aprofundadas.
As avaliações preliminares mostram que o fragmento pertencia a um veículo lançador. Normalmente, componentes assim devem ser queimados durante a reentrada na atmosfera da Terra, ou são direcionados para caírem em alguma área remota e com baixa densidade populacional. “Esse é um caso isolado, que vai ser investigado e avaliado pela agência”, declarou a KSA.
Esta não é a primeira vez que pedaços de lixo espacial atingem algum local em nosso planeta. Em 2022, por exemplo, uma fazenda na Austrália foi atingida por um componente de uma cápsula Dragon, da SpaceX.
Mais recentemente, a NASA foi processada por uma família que vive na Flórida, nos Estados Unidos. O motivo? Um objeto metálico vindo da Estação Espacial Internacional caiu na casa deles.
Leia também:
Lixo espacial de 2,6 toneladas vai reentrar na atmosfera da Terra
O que é reentrada de lixo espacial? E quais são os riscos?
Vídeo: O que é Starlink?
Fonte: SpaceDaily