Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Lander japonês entra na órbita da Lua e se prepara para pousar

Por| Editado por Patricia Gnipper | 22 de Março de 2023 às 16h35

Link copiado!

ispace
ispace

O módulo de pouso Hakuto-R, da japonesa ispace, entrou na órbita lunar e já está se preparando para tentar pousar na superfície da Lua. O sucesso da inserção lunar foi confirmado pela empresa em um comunicado publicado na terça-feira (21), e representa um grande passo para os projetos da ispace em nosso satélite natural.

Lançado no ano passado por um foguete Falcon 9, da SpaceX, o Hakuto-R seguiu em uma longa jornada com destino à Lua por meio da missão M1 (sigla para "Mission 1") e chegou ao nosso satélite natural após o acionamento de seus motores, iniciado às 22h24, no horário de Brasília, na segunda-feira (20).

“Após uma queima controlada do sistema de propulsão principal do lander, que durou alguns minutos, a manobra foi completada com sucesso”, escreveu a ispace, na atualização. No momento, o lander está orbitando a Lua.

Continua após a publicidade

Entretanto, não pense que o trabalho do Hakuto-R acabou por aqui. A ideia é que, no mês que vem, o lander tente pousar na superfície lunar; se tudo correr bem, ele vai liberar o rover Rashid, dos Emirados Árabes Unidos, que vai investigar a geologia lunar.

Ainda não há data definida para o pouso, mas se tiver sucesso, a ispace fará algo histórico: até o momento, nenhuma nave espacial completamente privada pousou na Lua, e as únicas sondas robóticas que chegaram ao nosso satélite natural são de agências espaciais governamentais dos Estados Unidos, China e da antiga União Soviética.

Tudo dando certo, a Mission 1 dará seguimento à Mission 2 eà 3, com lançamentos estimados para 2024 e 2025, respectivamente. Segundo a ispace, a Mission 3 contará com um lander, que vai levar cargas úteis à superfície da Lua e implantará dois satélites de comunicação na órbita lunar.

Continua após a publicidade

Fonte: ispace