Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Lançamento da missão Crew-4 é adiado novamente

Por| Editado por Rafael Rigues | 20 de Abril de 2022 às 18h15

Link copiado!

SpaceX
SpaceX
Tudo sobre SpaceX

O lançamento da missão Crew-4, que levará quatro astronautas para uma estadia de seis meses na Estação Espacial Internacional (ISS), foi adiado mais uma vez por conta do atraso no retorno da missão Ax-1, atualmente a bordo da ISS. Uma nova data será definida assim que a tripulação da Ax-1 retornar à Terra.

O retorno da Ax-1, a primeira missão totalmente privada à ISS, deveria ter acontecido na noite desta terça-feira (19), mas as más condições de tempo na costa da Flórida, onde a cápsula Crew Dragon pousará, forçaram o adiamento da operação — que não deve acontecer até a noite dessa quinta.

Continua após a publicidade

Agora a nova data para o lançamento da Crew-4 depende do retorno da Ax-1. A Crew-4 decolaria na manhã do próximo sábado (23), a partir da plataforma 39A do Centro Espacial Kenney da NASA. “Quando o Ax-1 partir, a estação espacial terá espaço para a Crew-4 atracar”, disse Kathy Lueders, chefe de operações espaciais.

Lueders acrescentou que as equipes da NASA e da SpaceX querem pelo menos dois dias de intervalo entre a partida da Ax-1 da ISS e a chegada da Crew-4. “Tomaremos decisões sobre uma nova data de lançamento da Crew-4 com base apenas na execução segura de nossos planos”.

Apesar de mais um adiamento, os tripulantes da Crew-4 seguem os preparativos da missão. Na manhã desta quarta, o comandante Kjell Lindgren, o piloto Bob Hines e as especialistas da missão Jessica Watkins e Samantha Cristoforett vestiram os trajes espaciais da SpaceX.

Continua após a publicidade

Os tripulantes também visitaram os edifícios de operações do centro espacial e entraram na cápsula Crew Dragon Freedom, que os levará para a ISS. Em seguida, eles participaram do chamado “ensaio seco”, onde as equipes e os astronautas simularam as operações durante um lançamento oficial.

A Crew-4 será a sétima missão espacial tripulada da SpaceX e a quarta realizada sob contrato com a NASA.

Fonte: Via Spaceflight Now