/i580102.jpeg)
Lançamento da missão Crew-4 é adiado novamente
O lançamento da missão Crew-4, que levará quatro astronautas para uma estadia de seis meses na Estação Espacial Internacional (ISS), foi adiado mais uma vez por conta do atraso no retorno da missão Ax-1, atualmente a bordo da ISS. Uma nova data será definida assim que a tripulação da Ax-1 retornar à Terra.
- 2 astronautas da NASA que voariam com a Boeing serão levados à ISS pela SpaceX
- Boeing tentará lançar nave Starliner mais uma vez em maio deste ano
O retorno da Ax-1, a primeira missão totalmente privada à ISS, deveria ter acontecido na noite desta terça-feira (19), mas as más condições de tempo na costa da Flórida, onde a cápsula Crew Dragon pousará, forçaram o adiamento da operação — que não deve acontecer até a noite dessa quinta.
Due to unfavorable weather forecasts, we are still assessing when it's safe to bring the #Ax1 mission home from the @Space_Station. A new #Crew4 launch date will depend on this. Stay tuned for updates from us, @Axiom_Space and @SpaceX. pic.twitter.com/3sCDeAiB6n
— NASA (@NASA) April 20, 2022
Agora a nova data para o lançamento da Crew-4 depende do retorno da Ax-1. A Crew-4 decolaria na manhã do próximo sábado (23), a partir da plataforma 39A do Centro Espacial Kenney da NASA. “Quando o Ax-1 partir, a estação espacial terá espaço para a Crew-4 atracar”, disse Kathy Lueders, chefe de operações espaciais.
Lueders acrescentou que as equipes da NASA e da SpaceX querem pelo menos dois dias de intervalo entre a partida da Ax-1 da ISS e a chegada da Crew-4. “Tomaremos decisões sobre uma nova data de lançamento da Crew-4 com base apenas na execução segura de nossos planos”.
Apesar de mais um adiamento, os tripulantes da Crew-4 seguem os preparativos da missão. Na manhã desta quarta, o comandante Kjell Lindgren, o piloto Bob Hines e as especialistas da missão Jessica Watkins e Samantha Cristoforett vestiram os trajes espaciais da SpaceX.
Crew-4 astronauts, SpaceX, and @NASA completed a full rehearsal of launch day activities pic.twitter.com/b6AtNdJMxT
— SpaceX (@SpaceX) April 20, 2022
Os tripulantes também visitaram os edifícios de operações do centro espacial e entraram na cápsula Crew Dragon Freedom, que os levará para a ISS. Em seguida, eles participaram do chamado “ensaio seco”, onde as equipes e os astronautas simularam as operações durante um lançamento oficial.
A Crew-4 será a sétima missão espacial tripulada da SpaceX e a quarta realizada sob contrato com a NASA.
Fonte: Via Spaceflight Now
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.