Publicidade

Jatos cósmicos gigantes de buraco negro podem ameaçar vida na Terra?

Por  | 

Compartilhe:
ESO/M. Kornmesser
ESO/M. Kornmesser

Astrônomos da Universidade Christ, em Bangalore, descobriram que o buraco negro de uma grande galáxia espiral a um bilhão de anos-luz da Terra está disparando jatos de rádio colossais. Estas são algumas das maiores emissões já observadas em uma galáxia do tipo e, se ocorrerem na Via Láctea, podem colocar em risco as formas de vida em nosso planeta. 

Os pesquisadores analisaram a galáxia 2MASX J23453268-0449256, que tem quase o triplo do tamanho da Via Láctea. Com diferentes telescópios, os pesquisadores identificaram o buraco negro supermassivo que existe ali e determinaram o tamanho dos grandes jatos emitidos. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Estas emissões surpreenderam a equipe porque os cientistas acreditam que jatos do tipo são capazes de alterar a estrutura das galáxias espirais. Mesmo assim, esta galáxia continua com seus braços espirais bem definidos, bem como sua barra central e anel de estrelas. 

“Esta descoberta é mais que apenas uma anomalia — ela nos força a repensar como as galáxias evoluem, como os buracos negros supermassivos crescem nelas e alteram seus ambientes”, comentou Joydeep Bagchi, professor que liderou o estudo. 

Além disso, jatos poderosos assim costumam ocorrer nas galáxias elípticas, não espirais. Assim, os resultados sugerem que a Via Láctea pode criar jatos energéticos semelhantes no futuro, disparando raios gama e X. 

Se estas emissões alcançassem nosso Sistema Solar, elas poderiam aumentar a radiação e levar a extinções em massa na Terra. 

O artigo com os resultados do estudo foi publicado na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society. 

Leia também:

Vídeo: Como tirar foto da Lua com o celular  

Continua após a publicidade

Fonte: Phys.org