Publicidade

James Webb quebra recorde de galáxia mais distante já encontrada

Por| Editado por Patricia Gnipper | 13 de Dezembro de 2022 às 19h16

Link copiado!

NASA, ESA, CSA, and M. Zamani
NASA, ESA, CSA, and M. Zamani

Novos estudos sobre uma galáxia descoberta pelo James Webb, candidata a ocupar o título de galáxia mais distante já encontrada, mostram que ela está de fato na distância anteriormente calculada pelos cientistas. No entanto, ainda são necessários mais alguns passos para confirmar este novo recorde.

A primeira imagem de campo profundo do James Webb surpreendeu os astrônomos pela distâncias de algumas galáxias que aparecem no cenário. Algumas pareciam tão distantes que os cientistas ficaram céticos sobre a interpretação dos dados.

O recorde anterior de galáxia mais distante e antiga já observada pertencia à GN-z11, a 13,4 bilhões de anos-luz de distância. Ou seja: esta galáxia já existia 400 milhões de anos (um piscar de olhos) após o Big Bang. Já a luz da galáxia JADES-GS-z13-0 — candidata a superar este recorde — é de apenas 320 milhões de anos após o Big Bang, a 13,5 bilhões de anos-luz de nós. Em outras palavras, estamos vendo como esta galáxia era há 13,5 bilhões de anos, quando o universo tinha 2,3% de sua idade atual.

Continua após a publicidade

Fisicamente, a JADES-GS-z13-0 está à distância estonteante de 33 (e não 13,4) bilhões de anos-luz. Isso ocorre devido à expansão do universo, que é mais rápida que a velocidade da luz. Esse mesmo fenômeno causa o efeito do redshif: a luz das galáxias distantes é “esticada” para o vermelho à medida que o universo se expande.

É graças ao redshift que os astrônomos podem calcular com maior precisão as distâncias e idades das galáxias. Entretanto, nem sempre isso é uma tarefa fácil. Galáxias podem aparecer muito avermelhadas por outros motivos, além da distância, e por isso mesmo alguns cientistas questionaram as primeiras medições da JADES-GS-z13-0.

Para contornar essa dificuldade, o programa Advanced Deep Extragalactic Survey (JADES), uma colaboração internacional de mais de oitenta astrônomos de dez países, se dedicou aos primeiros resultados até confirmá-los. “Podemos estar absolutamente confiantes” disse o astrônomo Brant Robertson, da Universidade da Califórnia em Santa Cruz.

Continua após a publicidade

O JADES estimou um desvio para o vermelho de 13,2, enquanto a galáxia recordista anterior, descoberta pelo Hubble, tem desvio para o vermelho de 10,957. Existem ainda outras três galáxias analisadas pelo JADES, das quais duas também ultrapassam o recorde do Hubble.

Esses resultados incríveis do JADES vieram de apenas um quarto do total de dados que a equipe obteve até agora. Portanto, o novo recorde será provavelmente superado novamente nos próximos meses e anos.

O artigo com os resultados do estudo foi publicado na revista Nature.

Continua após a publicidade

Fonte: Nature; Via: NASA