ISS abrigará demonstração de comunicação quântica capaz de se autorreparar
Por Wyllian Torres • Editado por Patricia Gnipper |

Um experimento financiado pela NASA testará duas tecnologias que visam estabelecer uma rede quântica global. O SEAQUE (sigla para Space Entanglement and Annealing Quantum Experiment) tem o tamanho de uma caixa de leite e será enviado à Estação Espacial Internacional (ISS) no fim desse ano.
Os computadores quânticos prometem operar milhões de vezes mais rápido do que os melhores computadores atuais, enquanto os sensores quânticos podem ajudar a entender pequenas alterações na gravidade terrestre. Mas, para que ambos se comuniquem, é necessário estabelecer uma rede dedicada para isso.
Uma peça-chave do SEAQUE é o “nó espacial” para receber e transmitir dados quânticos de e para o solo através de comunicações ópticas. A demonstração de tecnologia testará se esses nós conectam em segurança os transmissores com os receptores quânticos.
Para isso, os nós precisarão produzir e detectar pares de fótons emaranhados. Posteriormente, a transmissão desses fótons para computadores quânticos em solo poderia oferecer a base para uma nuvem quântica, que ajudaria a trocar e processar dados quânticos.
Quando conectado à ISS, o SEAQUE também testará uma técnica que ajudará os nós espaciais a se recuperarem dos danos provocados pela radiação cósmica — uma ameça constante para instrumentos sensíveis como esse. O projeto será instalado na estação espacial através da câmara de ar Bishop, da empresa Nanoracks.
Fonte: NASA