Instrumento do James Webb falha mas observações continuam

Por| Editado por Patricia Gnipper | 25 de Abril de 2023 às 11h54

Adriana Manrique Gutierrez/NASA

O instrumento Mid-Infrared Instrument (MIRI), do telescópio James Webb, está enfrentando problemas novamente. Segundo um comunicado da NASA publicado na sexta (21), o MIRI está recebendo uma quantidade de luz menor do que o esperado nos comprimentos de onda mais longos.

O MIRI conta com uma câmera e um espectrógrafo, um dispositivo que divide a luz em diferentes comprimentos de onda. Ele consegue detectar a luz de objetos distantes, como galáxias e estrelas jovens, e pode observar ainda objetos de brilho fraco no Sistema Solar, como aqueles do Cinturão de Kuiper.

Nenhum problema foi observado nas imagens obtidas pelo instrumento, e o ocorrido também não parece oferecer riscos para o componentes. “Todos os outros modos de observação do Webb — do MIRI e de cada um dos outros instrumentos científicos — seguem não afetados”, acrescentaram.

Agora, a NASA e seus parceiros no programa do telescópio espacial estão desenvolvendo um plano sistemático para se aproximar, analisar e explorar o ocorrido. No comunicado, a agência espacial afirma que vai seguir com as observações já planejadas com o MIRI.

Enquanto os membros da equipe não descobrem o que causou a nova falha, a publicação sugere que há uma forma de contornar o problema. “Uma possível estratégia de mitigação inclui capturar exposições levemente mais longas nos comprimentos de onda afetados, para ampliar o sinal”, escreveu a NASA.

Esta não é a primeira vez que o MIRI dá “sustos” na equipe do telescópio. No ano passado, um componente do instrumento apresentou uma anomalia que rendeu a suspensão de um dos modos de observação que ele oferece; a falha foi corrigida em novembro, e o instrumento retomou o funcionamento.