Iniciativa privada pode buscar vida alienígena em lua de Saturno antes da NASA

Por| 22 de Novembro de 2017 às 18h46

NASA

A NASA vem planejando enviar uma sonda para Encélado, satélite natural de Saturno, pois existe uma possibilidade de haver oceanos subterrâneos abaixo da crosta congelada, sendo que essas águas poderiam ter temperaturas favoráveis à existência de algum tipo de vida. Ainda que essa vida, se existir, possa ser algo na escala microbiana, descobrir e confirmar a existência de vida fora da Terra seria um marco sem precedentes na história do nosso universo, mas uma companhia privada pode começar a buscar vida em Encélado antes mesmo da NASA.

Trata-se da Breakthrough Prize, fundação milionária do russo Yuri Milner, que também tem planos de enviar uma pequena sonda para Alpha Centauri, a estrela mais próxima do Sistema Solar. Mas, voltando à Encélado, enquanto projetos da NASA consideram a possibilidade de se perfurar sua superfície até que as sondas atinjam a camada oceânica, o projeto de Milner pode apenas analisar o conteúdo de águas "cuspidas" para o espaço por meio de gêiseres recentemente descobertos na superfície do satélite.

Em 2015, dados da sonda Cassini, da NASA, revelaram a presença de moléculas de hidrogênio nesse líquido expelido, e isso poderia ser um sinal de que as águas de Encélado seriam favoráveis à existência da vida como a conhecemos. Mas, ao passo em que a agência espacial dos Estados Unidos não conseguiria chegar à lua de Saturno dentro da próxima década, a iniciativa privada do russo poderia iniciar essa exploração nesse meio-tempo, abrindo o caminho para que a NASA conduza os devidos estudos posteriores.

A Breakthrough Prize, no momento, ainda está estudando a viabilidade de seu ambicioso projeto, e não descarta desenvolver o projeto em parceria com agências espaciais governamentais, como a NASA e a europeia ESA.

Fonte: Space News