Publicidade

Ingenuity voa pela segunda vez em Marte, desta vez mais alto e com manobras

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  | 

Compartilhe:
NASA/JPL-Caltech/MSSS
NASA/JPL-Caltech/MSSS
Tudo sobre NASA

Após o sucesso do primeiro voo do helicóptero Ingenuity em Marte em 19 de abril, a equipe responsável pelo projeto se sentiu segura para tentar uma segunda decolagem. Por volta das 10h21 (horário de Brasília) desta quinta (22), o Ingenuity protagonizou seu segundo voo, dessa vez a uma altitude maior — no primeiro, atingiu 3 metros; agora subiu a 5 metros —, além de realizar manobras, como se deslocar para os lados.

Neste segundo voo, o helicóptero não apenas atingiu uma altitude maior, como também voou por mais tempo. O objetivo dessa segunda tentativa era fazer o Ingenuity pairar a uma altitude de 5 metros, incliná-lo para então movê-lo cerca de 2 metros para o lado. Depois a aeronave faria algumas curvas e registraria diferentes direções através de sua câmera colorida.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Antes disso tudo, uma série de comandos foram enviados ao rover Perseverance para retransmitir ao helicóptero e, assim, executar o evento de maneira autônoma. Assim como no primeiro voo, o rover Perseverance registra tudo com suas câmeras Navcam e Mastcam-Z, a uma distância segura de 64 metros do local de voo do Ingenuity.

Fonte: NASA

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*