Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Veja a ISS passando em frente a uma mancha solar enorme

Por| Editado por Patricia Gnipper | 09 de Junho de 2023 às 17h29

Link copiado!

Thierry Legault
Thierry Legault

Um astrofotógrafo na França fez uma das imagens mais desafiadoras do Sol: capturar o momento em que a Estação Espacial Internacional (ISS) transita a estrela. Melhor ainda, a ISS passava bem em frente a uma enorme mancha solar.

Fotografar um momento como esse exige muito cálculo, paciência, preparação e, claro, equipamentos poderosos. A estação orbital se move a mais de 28.000 km/h, o que torna o trânsito em frente o Sol muito rápido — menos de um segundo! E como a ISS está muito mais perto da Terra que a estrela, é preciso se posicionar em um local muito preciso, uma área com menos de 10 km de largura.

Para planejar esse momento, é preciso verificar todos os detalhes do momento em que a ISS passará por sua área. Provavelmente você não terá a sorte de tê-la em frente o Sol enquanto estiver em casa, então é preciso descobrir onde e quando você deve montar seu equipamento. É um processo que leva tempo e qualquer erro colocará por água abaixo uma oportunidade rara.

Continua após a publicidade

O astrofotógrafo Thierry Legault, no entanto, foi eficiente na tarefa e conseguiu se colocar na linha de trânsito da ISS em uma mancha solar. O resultado é incrível:

Legault conta que, após estimar a posição do principal grupo de manchas que existem atualmente, se posicionou na linha de trânsito adequada, em Vierzon, na França. Tudo durou apenas 0,6 segundo, mas, graças à precisão dos cálculos do fotógrafo, a imagem pode ser observada sempre que desejarmos.