Publicidade

Impressionante! Imagens de satélite mostram antes e depois da explosão no Líbano

Por| 05 de Agosto de 2020 às 21h30

Link copiado!

Planet San Francisco
Planet San Francisco

A impressionante explosão em um porto de Beirute, no Líbano, trouxe imagens chocantes de devastação, que, até o momento da redação desta nota, matou pelo menos 135 pessoas e feriu outras 5 mil, segundo o The Guardian. E o impacto dessa destruição fica ainda mais nítido ao vermos fotos que foram registradas do alto pela sonda SkySat, operada pela Planet San Francisco, bem como pelos satélites da companhia de tecnologia espacial Maxar.

Em material publicado nesta quarta-feira (5), as fotos panorâmicas mostram vários edifícios pulverizados pela detonação. Veja como ficou a área depois do incidente, a partir do registro feito pela SkySat:

Continua após a publicidade

O monitoramento da Maxar também ilustra bem como foi grande o desastre:

Outra coisa que chama a atenção nessas imagens é o fato de a frota de satélites orbitais ajudarem a monitorar o que acontece em todo o mundo. Anteriormente, as centenas de sondas da Planet San Francisco identificaram novas rupturas causadas por terremotos na crosta terrestre, e também já gravaram as consequências de um fracassado lançamento de foguete iraniano.

Esse rastreamento constante pode nos dar uma ideia dos estragos causados por bombardeios em um ataque por mísseis, quase em tempo real, ou avaliar como a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) mudou as características de nosso planeta em escala global, por exemplo.

Continua após a publicidade

Vale destacar que a explosão em Beirute ocorreu depois que um incêndio atingiu um armazém contendo 2.750 toneladas de nitrato de amônio, um composto explosivo frequentemente usado como fertilizante. A carga estaria estocada no local desde 2013, quando teria sido descarregada de um navio apreendido, informou a BBC. A investigação sobre o trágico acidente continua, assim como a busca por vítimas.

Fonte: Space