Publicidade

IA ajuda cientistas a encontrar bolhas misteriosas na Via Láctea

Por  | 

Compartilhe:
Jeremy Thomas/Unsplash
Jeremy Thomas/Unsplash

Uma inteligência artificial ajudou pesquisadores da Universidade Metropolitana de Osaka a encontrar bolhas misteriosas na Via Láctea. Com a ajuda da IA, a equipe analisou grandes quantidades de dados coletados por telescópios espaciais e se depararam com estas estruturas que, até então, tinham passado despercebidas nas bases de dados astronômicos.

Através de uma parceria com cientistas do país, o graduando Shimpei Nishimoto e seu professor Toshikazu Onishi desenvolveram um modelo de deep learning. Com dados dos telescópios Spitzer e James Webb, o modelo usa reconhecimento de imagens com IA para identificar tais bolhas com precisão. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

As bolhas ocorrem na Via Láctea, mas não são exclusivas da nossa galáxia. Estas estruturas são formadas durante o nascimento e a atividade de estrelas massivas, e interessam os cientistas porque guardam pistas importantes para a compreensão da formação estelar e evolução galáctica. 

O algoritmo revelou também estruturas parecidas com envelopes. Estas formações têm relação com as supernovas, as explosões violentas que ocorrem quando estrelas massivas chegam ao fim dos seus ciclos. “Nossos resultados mostram que é possível conduzir investigações detalhadas não só da formação das estrelas, mas também dos eventos violentos dentro das galáxias”, comentou Nishimoto. 

Já Onishi destacou os resultados do trabalho com a ajuda da IA. “No futuro, esperamos que os avanços da tecnologia da IA acelerem a elucidação dos mecanismos da evolução das galáxias e da formação das estrelas”, concluiu.  

Leia também:

Vídeo: Como ver um eclipse

Fonte: Phys.org