Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Hubble registra parte externa de nebulosa Laço do Cisne, que segue em expansão

Por| 25 de Agosto de 2020 às 14h45

Link copiado!

NASA/ESA/Hubble/W. Blair/Leo Shatz
NASA/ESA/Hubble/W. Blair/Leo Shatz

Nesta semana, a equipe por trás do telescópio espacial Hubble divulgou uma bela imagem de uma pequena parte da nebulosa Laço do Cisne, cujo formato lembra o de um donut, localizada a aproximadamente 2400 anos-luz da Terra. 

A imagem, que você vê abaixo, mostra uma forma que lembra um véu delicado e colorido. Na verdade, essa imagem exibe uma pequena parte da onda de uma explosão de supernova na constelação do Cisne (Cygnus), e o “véu” é formado pela interação entre materiais ejetados e materiais de baixa densidade. Apesar de ter ocorrido há 15 mil anos, ela continua se expandindo. Assim, a parte mais visual dessa supernova é conhecida como Nebulosa do Véu.

Continua após a publicidade

A equipe de astrônomos do Hubble explica que a supernova original do Cisne explodiu há 10.000 e 20.000 anos, a partir de uma estrela no final de sua vida que tinha 20 vezes mais massa do que o nosso Sol. Desde então, os restos deste fenômeno seguem em expansão, e já se afastaram 60 anos-luz do seu centro. "Essa onda de choque marca a parte externa dos restos da supernova, e continua se expandindo a 350 quilômetros por segundo", pontuam.

Fonte: ESA/Hubble