Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Hubble em apuros! Telescópio entra em modo de segurança e suspende observações

Por| Editado por Patricia Gnipper | 26 de Outubro de 2021 às 10h23

Link copiado!

Reprodução/NASA
Reprodução/NASA
Tudo sobre NASA

Após alguns problemas técnicos ocorridos no início do ano, o telescópio espacial Hubble voltou a dar “sustos” nas equipes técnicas. De acordo com informações da NASA, publicadas no Twitter nesta segunda-feira (25), o telescópio precisou entrar novamente no modo de segurança e, por enquanto, está com as operações científicas suspensas enquanto as equipes analisam o problema e tentam solucioná-lo.

Segundo a agência espacial, o ocorrido desta vez envolve falhas de sincronização com sistemas de comunicação internos. Por isso, enquanto as equipes investigam o ocorrido, as observações científicas do telescópio ficam suspensas, mas os instrumentos do telescópio seguem em bom estado.  

Continua após a publicidade

Este novo incidente ocorre apenas alguns meses após uma falha no computador de carga útil, que fez com que o telescópio fosse forçado a entrar no modo de segurança e permanecer assim durante algumas semanas. Apesar das preocupações relacionadas à idade do hardware do telescópio, os engenheiros conseguiram alternar o sistema para um computador reserva, o que permitiu retomar o trabalho científico. 

Fruto de uma parceria entre a NASA e a Agência Espacial Europeia (ESA), o Hubble foi lançado a bordo do ônibus espacial Discovery em 1990 e segue enviando dados de suas observações à Terra há três décadas. Assim, como os componentes do telescópio já operam há muito tempo, é esperado que problemas técnicos ocorram — e, se esta nova falha for solucionada, é possível que o Hubble siga em ação por mais alguns anos.

A última manutenção do telescópio foi realizada em 2009 e, apesar de não ser possível realizar estes procedimentos novamente, há um trabalho de “passagem de bastão” em andamento — isto inclui o telescópio espacial James Webb, que já chegou à Guiana Francesa e deverá ser lançado em dezembro deste ano, após muito tempo de atraso no cronograma inicial. Quando estiver em operação, o Webb poderá dar continuidade ao trabalho do Hubble com instrumentos muito mais potentes. 

 

Continua após a publicidade

Fonte: The Register