Publicidade

Helicóptero Ingenuity voa pela 10ª vez em Marte e enfrenta mais desafios

Por| Editado por Patricia Gnipper | 26 de Julho de 2021 às 11h20

Link copiado!

NASAJPL/Twitter
NASAJPL/Twitter
Tudo sobre NASA

No último sábado (24), o helicóptero Ingenuity, da NASA, realizou seu décimo voo em Marte. Durante a nova empreitada, a pequena aeronave sobrevoou um local chamado Raised Ridges, uma região rochosa na cratera Jezero, e ultrapassou a marca da distância total de 1,6 km já percorrida no Planeta Vermelho. Este foi o voo mais longo já realizado pelo helicóptero, com duração de quase três minutos.

O voo deste fim de semana foi o mais desafiador já feito pelo Ingenuity, que teve que passar por 10 diferentes pontos de Raised Ridges. Esta é uma região com diversas formações geológicas, que começa a cerca de 50 m de distância da localização anterior do helicóptero. O voo levou 165,4 segundos e tudo correu bem — o helicóptero conseguiu alcançar altitude máxima de 12 m, um novo recorde, e se deslocou por uma distância de cerca de 95 m.

Continua após a publicidade

Como o rover Perseverance poderá visitar a região futuramente para coletar as primeiras amostras da superfície de Marte, a ideia era que o helicóptero fizesse algumas imagens da região de Raised Ridges, incluindo materiais que possam ajudar os cientistas a produzir fotos de lá para um envio futuro do rover à região. Agora, enquanto os cientistas da missão estudam a telemetria e as imagens produzidas durante o voo, o Ingenuity está estacionado em seu sétimo “heliporto” no Planeta Vermelho.

O Ingenuity voou pela primeira vez em abril e, inicialmente, havia somente cinco voos planejados para ele. Entretanto, após completar sua missão primária com grande sucesso e continuar em boas condições, a NASA decidiu estender a missão do helicóptero. Por isso, a aeronave está sendo usada para atividades de reconhecimento, nas quais procura possíveis locais interessantes para o rover Perseverance explorar no futuro.

Fonte: Space.com