Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Helicóptero Ingenuity faz 20º voo após completar um ano em Marte

Por| Editado por Patricia Gnipper | 01 de Março de 2022 às 12h56

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

O helicóptero Ingenuity completou seu 20º voo em Marte. A marca foi alcançada na sexta-feira (25) e, durante o novo voo, a pequena aeronave se manteve no ar durante 130 segundos, aproximadamente. Agora, o Ingenuity está mais próximo do local em que pousou, quando ainda estava preso ao rover Perseverance.

Desta vez, o helicóptero se deslocou por mais de 300 m, à velocidade de 4,4 m/s. “O voo 20 foi um sucesso!”, comemoraram os oficiais do Laboratório de Propulsão a Jato, na NASA, em uma publicação no Twitter. “Ao longo dos 130,3 segundos de voo, o helicóptero percorreu 391 metros à velocidade de 4,4 m/s, ficando mais próximo do local de pouso do Perseverance”, escreveram.

Além das informações do voo, eles publicaram também uma breve animação do helicóptero levantando voo e retornando para pousar:

Continua após a publicidade

O Ingenuity pousou no interior da cratera Jezero no dia 18 de janeiro, preso à “barriga” do rover Perseverance. Não demorou muito até a pequena aeronave dar início à sua missão de cinco voos, projetada para mostrar que é possível realizar voos controlados em uma atmosfera fina como a de Marte. Após completar estes voos, a missão do Ingenuity foi estendida e, desde então, ele vem acompanhando o rover.

Durante o primeiro ano (na contagem terrestre) que passaram em Marte, o Perseverance e o Ingenuity exploraram locais a sul e oeste do local de pouso. Agora, como indicado no tuíte, a dupla está seguindo viagem de volta para o ponto em que desceram à superfície marciana no ano passado. A ideia é direcioná-los para investigar o interior da cratera, onde existiram um lago e o delta de um rio há bilhões de anos.

Na Terra, os deltas de rios preservam compostos orgânicos e vestígios de seres vivos e, por isso, a equipe do Perseverance espera coletar amostras da região em breve. Para ajudar, o Ingenuity está capturando imagens aéreas do trajeto. Desta forma, os membros da missão do Perseverance podem analisar os registros para identificar a rota mais segura e eficiente até o destino, evitando dunas e formações geológicas perigosas para o deslocamento do robô.

Continua após a publicidade

Fonte: Via: Space.com