Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Golpe espacial: idosa transfere R$ 160 mil para “astronauta” voltar à Terra

Por| Editado por Patricia Gnipper | 11 de Outubro de 2022 às 13h29

Link copiado!

Rawpixel/Envato
Rawpixel/Envato

Um golpista que se dizia um “astronauta russo” a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) aplicou um golpe em uma idosa japonesa de 65 anos. Segundo informações do jornal japonês Yomiuri, ela pagou 4,4 milhões de ienes (aproximadamente R$ 160 mil) ao criminoso, que pediu o valor como um “auxílio financeiro” para voltar à Terra e se casar com ela.

De acordo com o jornal, o primeiro contato com o golpista aconteceu por meio do Instagram, em junho. Ele tinha um perfil com algumas fotos tiradas do espaço, e afirmou a ela que trabalhava na estação, com conexão ilimitada. A conversa logo migrou para o app de mensagens LINE, onde ele enviou várias mensagens dizendo que estava apaixonado e que queria se casar com ela.

Continua após a publicidade

O suposto “astronauta” dizia também que queria começar uma nova vida com a idosa no Japão, mas tinha um problema: ele precisava de dinheiro para retornar à Terra. Para justificar o pedido, ele explicou os vários custos envolvidos no “retorno” — alguns deles envolviam tarifas de pouso no Japão e até os valores para voar até o país com um foguete.

Acreditando que, de fato, se casaria com o astronauta, a mulher transferiu 4,4 milhões de ienes para cobrir as supostas despesas descritas por ele, mas o golpista continuou pedindo mais dinheiro. Ela suspeitou e levou o ocorrido à polícia local, que está investigando o caso. “Eu acreditei nos nomes de instituições reais, como a NASA e a JAXA [agência espacial japonesa]”, disse a vítima, em entrevista à mídia local.

Este não é o primeiro caso em que um criminoso virtual se aproveita do fascínio que o público tem por astronautas. Segundo o jornal japonês Asahi, uma mulher de 40 anos também interagiu com um perfil no Instagram que, supostamente, pertencia a um astronauta. Entretanto, quando ele pediu para mudar a conversa para outro aplicativo, ela suspeitou e logo encerrou o papo. Ufa!

Fonte: Asahi Shimbun, Yomiuri