Publicidade

Fotos da nave Orion mostram como astronautas vão dormir na jornada lunar

Por| 11 de Novembro de 2019 às 07h30

Link copiado!

Divulgação/NAsA
Divulgação/NAsA
Tudo sobre NASA

A equipe que desenvolve a espaçonave Orion, projetada para levar novos astronautas da NASA para a Lua na próxima década através do programa Artemis, mostrou ao público como a tripulação vai dormir durante as viagens. Algumas imagens foram publicadas na conta oficial da Orion no Twitter para revelar como é a cápsula por dentro e onde ficarão os quatro sacos de dormir.

“Os astronautas da Orion serão campistas felizes enquanto dormem sob as estrelas, a 240.000 milhas de distância da Terra”, escreveu a equipe na publicação.

Jason Hutt, um dos líderes da Orion, acrescentou que há bastante trabalho de design e engenharia para deixar a equipe confortável para dormir no espaço. Por exemplo, eles tiveram que cumprir alguns requisitos que determinam a iluminação correta dentro da cabine para o melhor sono possível. Para atingir esse nível de iluminação, foram usadas cortinas que cobrem todas as janelas da Orion.

Continua após a publicidade

A Orion tem seis janelas e cada uma delas está equipada com uma dessas cortinas para bloquear a luz, com aberturas para que os astronautas possam tirar fotos do espaço minimizando o brilho do Sol. Hutt também explicou por que os astronautas não usam máscara de dormir, o que teoricamente dispensaria a necessidade de regular a iluminação dentro da nave. O motivo é que os engenheiros e designers buscaram não forçar a equipe a usar algo. “Nem todo mundo pode dormir com uma máscara", disse Hutt.

Além disso, embora os sacos de dormir estejam presos nas paredes, eles podem ser colocados em vários lugares no interior da cápsula. Eles ainda contam com orifícios para os braços, que permitem aos astronautas segurarem um tablet enquanto estão deitados. Por fim, o design dos sacos de dormir pode acomodar pessoas de quase qualquer tipo físico.

O primeiro voo tripulado com a Orion acontecerá em 2022, já como parte do programa Artemis. Neste voo, a espaçonave e os astronautas orbitarão a Lua, preparando-se para a alunissagem que acontecerá em 2024 - isso se a NASA conseguir vencer a batalha por financiamento para cumprir o cronograma.

Continua após a publicidade

Fonte: Cnet