Foto da Terra vista de Marte mostra o quanto somos minúsculos
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela |
O rover Curiosity, da NASA, tirou uma foto espetacular da Terra e da lua Fobos vistas da superfície de Marte. O clique foi feito no início de setembro com a câmera MastCam, instrumento que equipa o explorador robótico.
A cena foi capturada ao longo de 12 exposições e mostra um pouco da paisagem do Planeta Vermelho, enquanto Fobos e a Terra aparecem no canto superior direito. Na perspectiva do Curiosity, a área registrada teria metade da largura do seu polegar visto com o braço estendido.
“Esta é a primeira vez que uma imagem de dois corpos celestes foi feita da superfície de Marte”, escreveram oficiais da NASA.
A estrutura rochosa no primeiro plano é um morro apelidado de Texoli. Esta formação tem 5 km de altura e fica na parte inferior do Monte Sharp, na cratera Gale.
A lua Fobos leva o nome da divindade do medo na mitologia grega, sendo a maior das luas marcianas; sua vizinha é Deimos. Fobos orbita Marte três vezes por dia, ficando a apenas 6 mil km da sua superfície.
Aliás, a lua está tão próxima de Marte que os cientistas suspeitam que esteja em rota de colisão com o planeta, ficando 1,8 metro mais perto a cada 100 anos. Assim, é possível que ela acabe se chocando com Marte ou seja rompida por sua gravidade em algumas dezenas de milhões de anos.
Já o rover Curiosity desceu ao interior da cratera Gale em agosto de 2012, e vem explorando Marte há mais de uma década para ajudar os cientistas a entenderem melhor o passado deste nosso vizinho.
Fonte: NASA