Publicidade

Foguete japonês falha em lançamento e é destruído

Por  | 

Compartilhe:
JAXA
JAXA

A agência espacial japonesa JAXA enviou comandos de autodestruição para seu foguete Epsilon após uma falha no lançamento ocorrido nesta semana. O problema descoberto aos 45 do segundo tempo indicava que o veículo não voaria com segurança.

O Epsilon levaria à órbita uma carga com satélites cujo objetivo era demonstrar tecnologias inovadoras. Contudo, a agência detectou em tempo que, caso o voo continuasse normalmente, o foguete correria sérios riscos de não entrar na trajetória correta, ser atraído pela gravidade da Terra e cair em solo. Ou seja: o comando para destruir o veículo durante o voo foi necessário para evitar uma possível tragédia, caso ele acabasse caindo em alguma região habitada. O comando de autodestruição foi enviado ao veículo cerca de 10 minutos após o lançamento.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Esta foi a primeira vez que um foguete da JAXA falha desde 2003. O Epsilon é um foguete de combustível sólido e está na ativa desde 2013, sendo desenvolvido para tornar lançamentos orbitais mais acessíveis ao país.

A carga destruída foram pequenos satélites, entre eles o RAISE-3, que funcionaria por pelo menos um ano e que forneceria observações para universidades e instituições de pesquisas. Mais oito microssatélite também estavam a bordo.

Fonte: NHK