Publicidade

Foguete Falcon Heavy lança grande satélite de comunicação

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  | 

Compartilhe:
SpaceX/YouTube
SpaceX/YouTube

A SpaceX lançou seu foguete Falcon Heavy pela sétima vez, levando ao espaço o grande satélite de comunicação Jupiter 3, operado pela Hughes Network Systems. O lançamento aconteceu no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, durante o início da madrugada de sábado (29).

O veículo deixou a plataforma 39A às 00h04 no horário de Brasília. Quase oito minutos após o lançamento, os propulsores laterais do foguete pousaram na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral. Como o propulsor central não tinha combustível suficiente para o retorno, ele acabou descartado no oceano.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Cerca de três horas e meia depois, o satélite Jupiter 3 foi liberado, seguindo sua trajetória à órbita geoestacionária a mais de 30 mil quilômetros acima da Terra. Segundo a Hughes Network Systems, o Jupiter 3 é o maior satélite de comunicação comercial já construído.

A descrição não é sem motivo: o satélite pesa 10,1 toneladas, sendo a carga útil mais pesada já lançada à órbita geoestacionária. Quando estiver totalmente implantado, ele vai ter tamanho comparável àquele de um avião comercial.

Estas características ajudam a explicar o porquê de o Falcon Heavy ter sido usado na missão. Hoje, este é considerado o segundo foguete mais poderoso do mundo — o primeiro é o Space Launch System, foguete fez seu voo inaugural na missão Artemis I. O Falcon Heavy foi lançado pela primeira vez em 2018, levando ao espaço um Tesla Roadster.

Abaixo, você confere a reprise da missão.