Falcon 9 da SpaceX quebra recorde com 26 lançamentos e pousos de sucesso
Por Danielle Cassita |

A SpaceX quebrou um novo recorde com seu foguete Falcon 9 durante o lançamento de satélites Starlink no sábado (15). O veículo deixou a plataforma da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, às 3h14 no horário de Brasília.
- Satélite Starlink vira bola de fogo nos céu dos EUA; veja vídeos
- Starlink de Elon Musk direto no iPhone sem antena? Veja os modelos compatíveis
Naquele dia, o primeiro estágio do foguete voou pela 26ª vez, quebrando o recorde de reutilização estabelecido pela empresa de Elon Musk em janeiro. Destas 26 missões, 15 foram dedicadas ao lançamento dos satélites Starlink.
Cerca de oito minutos após o lançamento, o booster pousou em uma plataforma já preparada no oceano Atlântico. “O Falcon 9 pousou na [plataforma] A Shortfall of Gravitas, completando o 26º lançamento e recuperação de um foguete de classe orbital”, escreveu a SpaceX em uma publicação no X, antigo Twitter.
Enquanto isso, o estágio superior seguiu viagem e liberou os 21 satélites Starlink na órbita baixa da Terra cerca de 65 minutos após o lançamento. Destes, 13 têm recursos para transmitir a conexão a celulares sem a necessidade de antenas terrestres.
O lançamento do sábado foi o 14º neste ano dedicado à expansão da constelação de satélites Starlink. No momento, a rede já soma quase 7 mil satélites operacionais, que oferecem internet de alta velocidade e baixa latência a usuários em todo o mundo.
Leia também:
- Starlink no celular? Internet de Elon Musk vai funcionar sem antena
- Starlink: há mais satélites da SpaceX "caindo" na atmosfera da Terra
- Como Starlink de Elon Musk vai funcionar no iPhone sem precisar de antena?
Vídeo: O que é Starlink?