Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Explosões solares fortes trazem tempestade geomagnética à Terra

Por| Editado por Luciana Zaramela | 03 de Maio de 2024 às 20h07

Link copiado!

ESA/NASA/Solar Orbiter/EUI
ESA/NASA/Solar Orbiter/EUI

O Sol disparou uma explosão de classe X1.6 (forte) na noite de quinta-feira (2), causando uma ejeção de massa coronal (CME). Os cientistas estimam que a nuvem de partículas carregadas do evento chegará à Terra no domingo (5).

A mancha solar na região AR3663 surgiu recentemente no Sol e já está “dando o que falar”. A explosão registrada pela sonda Solar Dynamics Observatory da NASA foi uma das mais intensas dos últimos meses.

O evento ocorreu às 23h22 da quinta-feira, causando apagões de rádio de ondas curtas na Austrália, no Japão e em grande parte da China. As erupções de classe X são as mais intensas, mas eventos X1 são os mais brandos dessa categoria.

Continua após a publicidade

Essa mesma mancha solar também causou uma nova erupção na manhã de sexta-feira (3), por volta de 1h00. Dessa vez, a explosão teve intensidade classificada como M4.4 (média).

Ambas as erupções produziram ejeções de massa coronal tipo C (fraca), que devem chegar à Terra no domingo. Embora essas CMEs sejam pequenas, o fato de estarem juntas pode resultar em uma tempestade geomagnética mais forte — como ocorreu na quinta-feira

Por sorte, o golpe das CMEs no campo magnético terrestre será “de raspão”, limitando a tempestade geomagnética a classes G1 (fraca) ou G2 (moderada). O impacto deve ocorrer por volta das 15h.

Continua após a publicidade

Fonte: Spaceweather.com