Publicidade

Explosão cósmica "The Cow" se espalhou achatada como uma panqueca

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  |  • 

Compartilhe:
Phil Drury, University of Sheffield
Phil Drury, University of Sheffield

A explosão cósmica conhecida como “The Cow” (“A Vaca”, em tradução livre), pode ser mais estranha do que se pensava. Conforme analisavam a polarização de sua luz, cientistas descobriram que esta foi a explosão mais assimétrica já observada. Em vez de ser esférica, ela se espalhou pelo espaço num formato achatado como o de uma panqueca.

Oficialmente chamada de AT2018cow, a explosão ocorreu a cerca de 180 milhões de anos-luz da Terra. Ela é considerada uma explosão transiente ótica azul rápida (ou “FBOT”, na sigla em inglês), fenômeno que ainda é um mistério para os cientistas. Desde a descoberta do objeto, em 2018, apenas quatro outros fenômenos semelhantes foram identificados.

No novo estudo, Justyn Maund, professor da Universidade de Sheffield, investigou novamente a luz da explosão. Desta vez, ele e sua equipe estudaram a polarização da luz — ou seja, a forma como as vibrações das ondas da luz viajavam em um plano. “Na primeira noite, vimos um pico na polarização, e depois ele caiu”, relatou.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O pico chegou a 7% na primeira noite, surpreendendo os cientistas. “Nunca vimos um nível tão alto de polarização, ou polarização que evoluiu tão rapidamente, para uma supernova”, acrescentou. Com as observações da polarização, eles conseguiram determinar o formato da explosão.

Os dados da polarização permitiram a criação de um modelo tridimensional dela, reconstruindo o ocorrido como se tivesse sido observado com um telescópio de 625 km de diâmetro. Ao mapear a AT2018cow até suas bordas, os pesquisadores descobriram que ela era surpreendentemente achatada.

Para Maund, a descoberta indica que explosões cósmicas como essa não são esfericamente simétricas. “Isso significa que qualquer modelo que queira explicar essas FBOTs tem que enfrentar o fato de que elas não são eventos redondos”, observou. Agora, os autores querem procurar mais FBOTs para investigar a polarização delas e determinar se também são achatadas como a The Cow.

O artigo que descreve as descobertas foi publicado na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

Fonte: Monthly Notices of the Royal Astronomical Society; Via: Live Science

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*