Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Explore um acelerador de partículas sem sair de casa!

Por| 28 de Junho de 2022 às 13h15

Link copiado!

LNLS
LNLS

Já imaginou poder explorar à vontade todas as salas e equipamentos de um dos mais avançados aceleradores de partículas do planeta? Agora você pode fazer isso do conforto de sua casa, graças a uma nova experiência online recém-inaugurada pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização supervisionada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Chamada CNPEM 360, a plataforma permite que visitantes criem seus próprios roteiros de visita virtual pelos diversos laboratórios do Centro, que estão integrados em um campus de 500 mil metros quadrados em Campinas, interior de São Paulo. Basta usar o navegador em um smartphone ou PC. Para seu desenvolvimento foram usados recursos do Programa Ciência na Escola, iniciativa do MCTI e do Ministério da Educação, além de patrocínio da Racional Engenharia, empresa responsável pelas obras civis do Sirius.

Por meio da CNPEM 360 é possível conhecer detalhes inéditos da infraestrutura científica que é usada por pesquisadores e empresas. Ao longo do roteiro, alguns dos cientistas vão dar detalhes sobre as diversas áreas de atuação do Centro, apresentar resultados de pesquisas que vêm sendo realizadas e demonstrar o funcionamento de algumas das ferramentas científicas utilizadas.

Continua após a publicidade

A plataforma agrega 44 fotos panorâmicas, em 360º, e 149 pontos de interação multimídia, com informações em linguagem que pretende abranger tanto a curiosidade do público geral quanto acadêmico, aproximando o trabalho científico da sociedade. A visita virtual tem algumas vantagens, já que permite explorar ambientes restritos, como o interior do túnel blindado onde estão instalados os aceleradores de elétrons, sala de controle e laboratórios de preparação de amostras.

Graças aos recursos digitais é possível conhecer alguns dos instrumentos mais sofisticados disponíveis para pesquisas e visitar espaços de trabalho que só podem ser frequentados por profissionais muito bem equipados, com vestimentas especiais e equipamentos de segurança.

Um dos pontos de maior interesse na plataforma é o Sirius, uma infraestrutura científica de última geração, disponível em apenas outros dois laboratórios no mundo. Sirius possui em seu núcleo aceleradores de elétrons que geram um tipo de luz especial, a luz síncrotron, usada na análise micro e nanoscópica dos mais diversos materiais.

Continua após a publicidade

“Síncrotrons são as ferramentas mais versáteis da ciência para a investigação de qualquer tipo de material, orgânico e inorgânico, e para ajudar na busca de respostas para problemas complexos que incluem, por exemplo, descoberta de novos medicamentos, inclusive a partir de espécies vegetais da biodiversidade brasileira; desenvolvimento de processos bio e nanotecnológicos com foco na produção de materiais avançados para aplicações nos setores químico, de alimentos e bebidas, têxtil, petróleo e gás, defesa e aeroespacial; além de soluções biotecnológicas para o desenvolvimento sustentável de biocombustíveis avançados, bioquímicos e biomateriais”, explica José Roque da Silva, diretor geral do CNPEM.

Projetado e construído com ampla participação de empresas nacionais, o Sirius é considerado a maior e mais complexa infraestrutura científica do País. Atualmente estão em operação seis das 14 estações de pesquisa previstas para a primeira fase do projeto.