Exoplaneta maior que Júpiter tem densidade de algodão-doce
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |

Uma equipe de cientistas liderada por Khalid Barkaoui, da Universidade de Liège, descobriu um exoplaneta curioso. Chamado WASP-193b, ele orbita uma estrela parecida com o Sol a 1.200 anos-luz da Terra e é bem maior que Júpiter, mas sua densidade é tão baixa que pode ser comparada à de um delicioso algodão-doce.
- Eis tudo o que sabemos sobre exoplanetas — até agora
- Exoplaneta gigante com densidade de marshmallow fica a 580 anos-luz da Terra
O exoplaneta WASP-193b mede cerca de 50 vezes o tamanho de Netuno, mas tem apenas 1% da densidade da Terra. Mais especificamente, o planeta tem densidade de 0,059 gramas por centímetro cúbico — para comparação, considere que a do algodão-doce é de 0,05 gramas por centímetro cúbico.
Estas características já permitem considerar este um candidato à rara classe dos supernetunos de densidade extremamente baixa. Apesar de ser de um tipo pouco comum, este não é o primeiro exoplaneta conhecido com estas características, já que outros sistemas, como Kepler-51, também têm mundos com densidade bem baixa.
As surpresas do exoplaneta não param por aí: ele leva apenas 6,25 dias terrestres para orbitar sua estrela. Quando exoplanetas estão bastante próximos de suas estrelas, como é o caso deste, o calor pode expandir a atmosfera deles — este efeito é ainda mais intenso se ela for feita de hidrogênio e hélio.
Só que um exoplaneta do tipo teria as características do WASP-193b somente por algumas dezenas de milhões de anos, ou seja, enquanto sua estrela fosse quente e jovem. No caso, o WASP-193b orbita uma estrela que parece ter seis bilhões de anos, o que sugere que há algum mecanismo de calor interno responsável por expandir sua atmosfera.
O artigo com os resultados do estudo foi publicado no repositório arXiv, sem revisão de pares.
Fonte: arXiv; Via: ScienceAlert