Publicidade

Ex-astronauta e autor de foto histórica da Terra morre em acidente de avião

Por| Editado por Wallace Moté | 08 de Junho de 2024 às 08h45

Link copiado!

William Anders/NASA
William Anders/NASA
Tudo sobre NASA

William Anders, ex-astronauta da Apollo 8 e responsável por capturar a histórica série de fotos do planeta Terra nascendo por trás da Lua em 1968, morreu na última sexta-feira (8) aos 90 anos quando o avião que pilotava sozinho caiu nas águas do arquipélago das Ilhas San Juan, no estado de Washington, Estados Unidos.

"A família está devastada”, disse o filho do astronauta, Greg Anders, à Associated Press. “Ele era um grande piloto e sentiremos muita falta dele.”

Segundo a Associação Federal de Aviação dos EUA, apenas o piloto estava a bordo do avião Beech A45, que afundou após o acidente. O corpo do ex-astronauta foi recuperado horas depois. O acidente está sendo investigado.

Continua após a publicidade

Anders foi a primeira pessoa a tirar fotos coloridas da Terra vista do espaço durante a missão Apollo 8 em 1968.

Uma das fotografias mais icônicas do ex-astronauta é conhecida como "Earthrise” ou "Nascer da Terra”, que mostra o Planeta Azul surgindo de trás da Lua na imensidão do espaço sideral.

A imagem é considerada uma das mais importantes da história moderna da humanidade e mudou a forma com que o ser humano via a Terra, sendo creditada por desencadear o movimento ambientalista global por mostrar o planeta delicado e isolado flutuando na escuridão.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

O administrador da NASA, Bill Nelson, disse em publicação no X (antigo Twitter) que "Will Anders ofereceu à humanidade um dos presentes mais profundos que um astronauta pode dar. Ele viajou até o limite da Lua e ajudou todos nós a ver algo mais: nós mesmos.”

A fotografia foi tirada quando a Apollo 8 estava na quarta órbita da Lua. Anders diz que mudou freneticamente do filme em preto e branco para o colorido.

"Meu Deus, olhe aquela imagem ali!” disse o astronauta. “Lá está a Terra surgindo. Uau, isso é lindo!”

Continua após a publicidade

Fonte: The Associated Press