Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Europa lançará ainda este mês sua primeira missão para Mercúrio

Por| 10 de Outubro de 2018 às 21h00

Link copiado!

NASA
NASA

20 de outubro de 2018 será outra data que entrará para a história da pesquisa espacial. Neste dia, a Europa lançará a BepiColombo, a primeira missão efetuada pelo continente para a exploração do planeta Mercúrio. A missão será lançada da base de Kourou, na Guiana Francesa, por um foguete Ariane 5, e terá como missão estudar em detalhes o menor e mais desconhecido planeta do Sistema Solar.

A BepiColombo é uma missão conjunta entre a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA). A missão consiste em três espaçonaves que carregam dois orbitadores: o MPO (Mercury Planet Orbiter, ou Orbitador do Planeta Mercúrio, em tradução livre) da ESA, e o MMO (Mercury Magnetospheric Orbiter, ou Orbitador Magnetosférico de Mercúrio, em português) da JAXA. Esses orbitadores ativarão uma série de instrumentos que irão capturar imagens e fazer medições do planeta, recolhendo dados desde a composição química do pequeno mundo até mesmo a relação dele com os ventos solares. Com base nesses dados, as agências poderão criar teorias sobre como o planeta foi formado e o quanto ele evoluiu com o passar do tempo.

Um pouco maior do que a nossa Lua, Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol e também o menos explorado do Sistema Solar. A BepiColombo continuará o legado da sonda Messenger da NASA, que chegou ao planeta em 2008 e o orbitou por 4 anos antes de ser desligada e cair na superfície. A missão europeia pretende estudar ainda mais aspectos de Mercúrio, continuando a investigação iniciada pela agência espacial dos Estados Unidos para melhor compreender as estruturas e origens do planeta.

Fonte: I4U