Siga o @canaltech no instagram

Tudo sobre

NASA

Saiba tudo sobre NASA

Ver mais

Com o governo dos Estados Unidos pressionando, a NASA aceitou o desafio e confirmou que o retorno da humanidade à Lua acontecerá em 2024, com os primeiros exploradores de Marte sendo enviados em 2033. Contudo, um estudo independente concluiu que a agência não será capaz de enviar pessoas a Marte no ano planejado, com isso somente podendo acontecer mais para o final da década de 2030 — no mínimo.

O relatório foi elaborado pelo STPI (Instituto de Política de Ciência e Tecnologia), a pedido da própria NASA, antes do discurso do vice-presidente, Mike Pence, em que a data de 2033 foi estabelecida para a ida da humanidade ao Planeta Vermelho. O instituto analisou o projeto da NASA que prevê a construção de uma estação orbital lunar (a Gateway) para o retorno da humanidade à Lua, contando com o foguete Space Launch System e a nave Orion, para depois disso ser construído o Deep Space Transport (DST), espaçonave tripulada que, aí sim, viajará entre a Lua e Marte, e vice-versa.

Só que, de acordo com a conclusão do STPI, esse trabalho levará mais tempo para ser concluído, com todo o ecossistema de estações e naves não ficando pronto até 2033. "Descobrimos que, mesmo sem restrições orçamentárias, uma missão orbital para Marte em 2033 não poderá ser realisticamente executada de acordo com os planos atuais e imaginários da NASA", afirma o relatório. O instituto também disse que "nossa análise sugere que uma missão do tipo não poderia ser realizada antes da janela orbital de 2037 sem grandes desenvolvimentos tecnológicos".

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Para manter o prazo de 2033, seria necessário testar criticamente as tecnologias aplicadas no DST até o ano de 2022, o que, de acordo com o estudo, será improvável de acontecer em tempo. Além disso, a tripulação inicial do DST precisaria começar a primeira fase de envolvimento com a nave já em 2020, o que também é improvável já que os estudos sobre este projeto ainda não começaram.

Dessa maneira, o relatório conclui que "uma missão à órbita de Marte em 2033 é inviável de uma perspectiva de desenvolvimento e cronograma". Além da janela de lançamento de 2033, há uma outra possibilidade em 2035, mas o instituto também vê este ano como inviável devido ao trabalho de desenvolvimento tecnológico e seu tempo de execução, sendo que o mais cedo possível que a missão poderia ser realizada seria mesmo o ano de 2037.

O STPI também estimou os custos de realizar a missão a Marte m 2037: no total, incluindo o SLS, a Orion, a Gateway, o DST e outras logísticas, o custo seria de US$ 120,6 bilhões. Desse total, US$ 33,7 bi já foram gastos até o momento no desenvolvimento do SLS e da nave Orion. Para o DST, está previsto o gasto de outros US$ 29,2 bilhões — mas esse valor ainda é um tanto quanto incerto, já que o projeto ainda tem poucos detalhes concretos para que uma estimativa real de custo seja feita. Já o custo para a Gateway ficará em menos de US$ 6 bi para seus vários módulos — em parte porque alguns dos módulos serão fornecidos por parceiros internacionais, sem nenhum custo para a NASA.

Fonte: Space News