Publicidade

Estrela 100 vezes maior que o Sol está prestes a explodir na Via Láctea

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
NASA, ESA, Hubble; Judy Schmidt
NASA, ESA, Hubble; Judy Schmidt

A NASA publicou uma foto de Eta Carinae, estrela que pode estar condenada a explodir — só não sabemos quando. Pode ser que o evento aconteça no ano que vem, ou, quem sabe, daqui a um milhão de anos. 

Esta estrela é cerca de 100 vezes mais massiva que o Sol, o que a torna uma ótima candidata para explodir em uma supernova em um futuro próximo (em escalas astronômicas). Quando o evento acontecer, deve tornar a estrela ainda mais brilhante do que foi em sua última explosão.

Localizada a mais de 8 mil anos-luz da Terra, Eta Carinae é um sistema com pelo menos duas estrelas que foi o palco de uma explosão colossal observada há 170 anos. O evento foi tão intenso que a transformou em um dos astros mais brilhantes do céu! 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Na ocasião, ela liberou tanta luz quanto uma supernova, mas sobreviveu. O ocorrido produziu dois lóbulos em sua estrutura e um disco fino, que se movem a milhões de quilômetros por hora. Hoje, chamamos esta estrutura de Nebulosa do Homúnculo.

Você pode conferir os detalhes da nebulosa que cerca a estrela na imagem acima, feita pelo telescópio Hubble. Além da nuvem de gás e poeira, há também pontas de difração causadas pela estrutura do observatório, que aparecem como raios coloridos vindos do centro da nebulosa.

Os lóbulos da Nebulosa do Homúnculo cercam a região central, enquanto alguns raios avermelhados se estendem para a direita na foto. Os lóbulos são feitos de faixas de gás e poeira que absorvem a luz ultravioleta vinda do centro da estrela, mas a origem dos raios permanece desconhecida.

Fonte: Phys.org