Publicidade

Esquenta pré-pouso da nova sonda da NASA: algumas curiosidades sobre Marte

Por  | 

Compartilhe:
NASA
NASA
Tudo sobre NASA

A nova missão da NASA, a sonda InSight, de 357 quilos e que custou US$ 830 milhões, será a primeira em seis anos a pousar em Marte, nesta segunda-feira (26). O robô já havia decolado, mais precisamente em maio e, caso tudo dê certo em seu pouso, ajudará a estudar a estrutura interna do Planeta Vermelho — um tópico ainda pouco explorado pelos cientistas até então.

A expectativa para o sucesso da missão é alta, em vista de que cerca de um terço das expedições para Marte falharam até então. Para tanto, há uma cobertura já em andamento acontecendo no YouTube, com anúncios, entrevistas, coletivas de imprensa e muito mais. Além disso, o pouso da sonda InSight deverá ser transmitido ao vivo a partir das 18h de hoje, e você pode tanto conferir a live da própria NASA, quanto acompanhar o momento histórico pela cobertura do Mensageiro Sideral, com comentários ao vivo em português.

E, para aquecer (ou acalmar) os ânimos dos ansiosos de plantão, eis algumas curiosidades sobre Marte:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade
  1. Em Marte, o vulcão conhecido como Monte Olimpo possui o dobro de tamanho do vulcão Mauna Loa, localizado no Havaí (montanha mais alta do planeta Terra).
  2. O Planeta Vermelho também possui o canyon Valles Marineris, que é quase cinco vezes mais profundo se comparado ao Grand Canyon da Terra, e cerca de quatro vezes mais longo e vinte vezes mais largo.
  3. Sobre oceanos extintos, acredita-se que Marte possuía oceanos e água corrente bilhões de anos atrás, mas seu total chegaria a apenas 1,5% da água do nosso planeta, hoje. Ponto para a Terra.
  4. Calotas polares também existem nos polos de Marte, misturando gelo e dióxido de carbono, e chegando a 2 milhas de profundidade ao norte do planeta — o que, em comparação à Terra, cobriria uma área um pouco maior do que o estado do Texas.
  5. A atmosfera marciana é 61 vezes mais fina que a da Terra, feita quase que totalmente de dióxido de carbono, o que representa apenas 0,04% da atmosfera terrestre.
  6. Já a temperatura média da superfície de Marte é de -62ºC, 138 graus mais frio do que na Terra. Contudo, quando é verão no equador do planeta vermelho, o clima pode atingir 35ºC.
  7. E, enquanto na Terra o pôr-do-sol é uma mistura de cores vibrantes e quentes, em Marte é o contrário: é composto de tons frios, azuis. Isso porque o ar do Planeta Vermelho é muito mais denso na superfície se comparado ao nosso planeta, e a luz solar branca refrata menos, o que por tabela produz menos cores.
  8. Por fim, Marte não possui placas tectônicas, responsáveis por causar terremotos na Terra. Porém, existem plumas ascendentes de magma, as quais também poderiam provocar tremores no planeta, bem como impactos de meteoritos e a contração do mundo devido ao resfriamento — algo que o InSight deverá verificar com o seu sismógrafo.

Fonte: Business Insider