Siga o @canaltech no instagram

Espaçonave Cygnus é instalada na Estação Espacial Internacional

Por Rafael Rodrigues da Silva | 20 de Novembro de 2018 às 15h00

Durante os próximos meses a Estação Espacial Internacional (ISS) irá ficar ainda maior do que de costume. isso porque a equipe da ISS, com a ajuda de um braço robótico, conseguiu acoplar na Estação a espaçonave de carga Cygnos, que foi lançada no último sábado (17) pelo foguete Antares.

A nave, que ficará alguns meses acoplada, é responsável por levar à ISS cerca de 3,5 toneladas de suprimentos, incluindo não apenas água, comida e oxigênio como também novas máquinas e ferramentas para que os astronautas possam conduzir experimentos no espaço.

Além disso, a nave Cygnus possui um segundo importante papel nessa missão: ela não só funciona como o caminhão de entregas do supermercado, mas também como caminhão de lixo. Isso porque, depois que todos os suprimentos forem retirados dela, os astronautas irão enchê-la com a maior quantidade possível de resíduos, peças e produtos que precisam ser descartados pela ISS e, quando a nave for desacoplada daqui a alguns meses, levará todo esse lixo para a atmosfera da Terra, que cuidará de queimar a nave e todo o lixo dentro com o calor gerado pela fricção.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Ainda de acordo com a NASA, antes de ser destruída a nave terá uma última missão: logo após se separar da ISS e antes de virar cinzas ao se chocar com a atmosfera do planeta, a Cygnos irá liberar em órbita dezenas de CubeSats (pequenos satélites em forma de cubo), que servirão para ajudar instituições acadêmicas em pesquisas sobre o espaço e em comunicações radioamadoras.

Fonte: NASA

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.