Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

ESA mostra imagens com nuvens acima do vulcão extinto Arsia Mons, em Marte

Por| 22 de Novembro de 2018 às 08h54

Link copiado!

ESA/GCP/UPV/EHU Bilbao
ESA/GCP/UPV/EHU Bilbao

Quando entramos em contato com imagens enviadas de Marte, vemos um planeta rochoso, com solo seco e repleto de poeira. Exatamente por esse motivo chamaram tanta atenção as imagens publicadas pela Agência Espacial Europeia (ESA) retratando uma nuvem de quilômetros de comprimento posicionada sobre o vulcão Arsia Mons, extinto há dezenas de milhões de anos.

Geralmente, a máxima de "onde há fumaça, há fogo" se aplica a imagens de nuvens pairando vulcões, mas, neste caso, é difícil acreditar em atividade vulcânica iminente. Após inspecionarem cuidadosamente o fenômeno, os pesquisadores da ESA compreenderam que a nuvem é composta de pequenas partículas de gelo e está posicionada logo atrás do Arsia Mons, podendo ser considerada um fenômeno conhecido como Nuvens Lee, ou nuvens orográficas.

Comumente observadas aqui na Terra, as nuvens orográficas são formadas por correntes de ar que passam por colinas, montanhas isoladas ou mesmo cordilheiras, com movimento nulo ou muito lento mesmo em fortes ventanias. Outras nuvens semelhantes já foram avistadas na superfície de Marte, rondando vulcões mortos. A ESA explicou o fenômeno marciano da seguinte forma:

"Marte experimentou seu solstício de inverno no hemisfério norte em 16 de outubro. Nos meses que antecederam o solstício, a maior parte da atividade das nuvens desaparece sobre grandes vulcões como Arsia Mons; seu cume está coberto de nuvens durante todo o restante do ano marciano." "A aparência da nuvem varia ao longo do dia marciano, crescendo em comprimento durante a manhã local a favor do vento, quase paralela ao equador, e alcançando tamanho tão impressionante que poderia torná-lo visível até mesmo para os telescópios na Terra."
Continua após a publicidade

Embora fiquemos empolgados com a possibilidade de avistar uma erupção vulcânica de forma totalmente segura aqui da Terra, a nuvem não tem nada a ver com a atividade do extinto Arsia Mons. São apenas partículas de areia, poeira e gelo reagindo às mudanças sazonais marcianas.

Fonte: BGR