Publicidade

Engenheiro tenta jogar ovo do espaço para pousar na Terra sem quebrar

Por| Editado por Patricia Gnipper | 05 de Dezembro de 2022 às 13h44

Link copiado!

Tempus/Envato
Tempus/Envato

Você já se perguntou se um ovo resistiria a uma queda livre a altas altitudes? Para descobrir, Mark Rober, ex-engenheiro da NASA, produziu um vídeo que mostra três anos de tentativas de jogar um ovo do alto da estratosfera em direção a um colchão, sem que ele se quebrasse.

Trabalhando junto de colegas do Laboratório de Propulsão a Jato, da NASA, Rober preparou o teste da seguinte forma: eles deixaram o ovo preso a um veículo com formato de foguete equipado com estruturas de direcionamento, e o levaram a cerca de 30 km de altitude com um balão. O foguete seria liberado em direção a um colchão e iria liberar o ovo quando faltassem 100 m para alcançá-lo.

A tarefa não seria nada simples, e eles registraram os esforços no vídeo abaixo:

Continua após a publicidade

Foi necessária uma “jornada” de três anos, marcada por lançamentos suspensos, falhas com GPS e, claro, vários ovos perdidos em nome do experimento. Após os primeiros erros, Rober decidiu entrar em contato com um velho amigo que poderia ajudá-lo. O amigo em questão era Adam Steltzner, engenheiro da NASA que trabalhou em diferentes projetos da agência espacial norte-americana — entre eles, está o rover Curiosity, que desceu em segurança à superfície marciana com a ajuda do sistema de pouso criado por ele.

Resumidamente, o sistema contava com um grande paraquedas, aberto quando o Curiosity estava a cerca de 11 km do solo. O paraquedas o desacelerou e, depois, foguetes ajudaram ainda mais na redução de velocidade. O restante da descida aconteceu com a ajuda de cabos e, após o rover tocar o solo, o “guindaste aéreo” caiu a uma distância segura. O sistema foi usado também para o pouso do rover Perseverance, no ano passado.

Nem é preciso dizer que, com a ajuda de alguém tão experiente, a tentativa de lançar o ovo e fazê-lo chegar inteiro ao solo foi um sucesso. "No ano que vem, vamos fazer isso em Marte", já adiantou Rober, na descrição do vídeo. Será que ele consegue tal feito? Vamos acompanhar!