Publicidade

Empresa espacial de Jeff Bezos desenvolve novo aterrissador lunar

Por  | 

Compartilhe:
Empresa espacial de Jeff Bezos desenvolve novo aterrissador lunar
Empresa espacial de Jeff Bezos desenvolve novo aterrissador lunar

A Blue Origin revelou recentemente um projeto para o desenvolvimento de um novo aterrissador lunar. O intitulado “Blue Moon” é fruto de uma parceria com várias companhias e agências espaciais, dando origem ao que foi chamado de “The Moon Race” ("Corrida pela Lua") — uma competição entre várias equipes interessadas em colocar definitivamente a humanidade no satélite natural da Terra.

Basicamente, a empresa de capital privado pertencente a Jeff Bezos considera esse o próximo passo lógico para conduzir os seres humanos a um novo cenário econômico em que a Lua represente simultaneamente uma fonte de trabalho e de matérias-primas. “[Essa] meta é consistente com o nosso objetivo de transportar grandes quantidades de carga até a Lua, a fim de ter acesso aos recursos encontrados lá”, escreveu a companhia em seu site oficial.

O comunicado continua: “Nós estamos dando suporte a essa iniciativa, juntamente com a ESA [Agência Espacial Europeia], a Airbus e outras entidades interessadas em promover a próxima geração da exploração lunar — reforçando a proposta do Blue Moon e o New Glenn [veículo de lançamento tripulado da companhia]”.

Rumo à Lua em 2024

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Segundo o site da Moon Race, novas equipes poderão aderir à corrida até 2019; já os protótipos devem ser apresentados até 2020 e, por fim, os testes com a nova tecnologia devem ter início em algum momento de 2021, pavimentando o caminho para uma nova missão lunar programada par a2024. Além de aparatos diretamente relacionados com o objetivo da corrida, as equipes envolvidas também poderão se aplicar em desenvolvimentos paralelos associados aos campos de manufatura, energia, recursos e biologia.

“Nós estamos entusiasmados por tomar parte de uma colaboração internacional para fomentar uma presença contínua na Lua”, comentou a Blue Origin via Twitter. “O Blue Moon e o New Glenn nos ajudarão a voltar para a Lua, e dessa vez para ficar.” Em suma, enquanto o Blue Moon deve servir para o frete de cargas, o New Glenn deverá transportar passageiros e tripulações até o satélite.

A Blue Origin foi fundada por Jeff Bezos em 2000 e tem sua matriz atual na cidade de Kent, em Washington (EUA). Desde a sua criação, a empresa tem focado no desenvolvimento de tecnologias que permitam o acesso humano ao espaço por meio de capital privado, incluindo metas para baixar custos e reduzir os riscos comumente associados a viagens espaciais. A companhia tem seu modus operandi baseado no que foi chamado de “abordagem incremental”, o que é deixado claro pelo mote “Passo a passo, ferozmente”.

Fonte: Blue Origin