Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Embratel comemora 50 anos da transmissão no Brasil do primeiro pouso na Lua

Por| 17 de Julho de 2019 às 22h10

Link copiado!

Embratel comemora 50 anos da transmissão no Brasil do primeiro pouso na Lua
Embratel comemora 50 anos da transmissão no Brasil do primeiro pouso na Lua

Na última terça-feira (16), foi comemorado o 50º aniversário de um verdadeiro marco na história da humanidade: o lançamento da Apollo 11, da NASA, que levou humanos para pisar, pela primeira vez, na superfície de Lua. No Brasil, as imagens desse evento histórico foram transmitidas pela Embratel, a partir de sua então recém-inaugurada Estação Tanguá, situada na região metropolitana do Rio de Janeiro.

A chegada do Homem à Lua

Foi por meio do voo espacial da Apollo 11, realizado pelo lançamento do foguete Saturn V, que o astronauta Neil Armstrong se tornou o primeiro homem a pisar na superfície do satélite natural da Terra. A missão contou com outros dois componentes: Buzz Aldrin, o segundo homem a pisar na Lua e o autor da primeira selfie tirada no espaço, e Michael Collins, que não chegou a pisar na superfície, mas se manteve na órbita lunar durante o pouso dos outros dois.

Continua após a publicidade

Foi na manhã do dia 16 de julho de 1969 que a Apollo 11 partiu, direto do Centro Espacial Kennedy, localizado em Cabo Canaveral, na Flórida (Estados Unidos), para a Lua, com o pouso propriamente dito acontecendo no dia 20 do mesmo mês. O evento deu fim à Corrida Espacial na Guerra Fria, protagonizada pelos EUA e pela União Soviética.

Como foi a transmissão do evento histórico

Na época, tudo foi transmitido a mais de 600 milhões de espectadores dos Estados Unidos, e em emissoras do mundo inteiro. No caso do Brasil, a transmissão dessas imagens foi feita pela Embratel, por meio de uma estrutura satelital e de uma antena parabólica de 30 metros de diâmetro, no Centro Tanguá, no Rio de Janeiro.

Para enviar sinais o mais prontamente possível, com a intenção de colocar o Brasil em comparação com países mais avançados, os profissionais da Embratel que participaram da transmissão se revezavam em turnos. José Formoso, CEO da empresa, relembra: “A Embratel fez o que era inimaginável para um país da América Latina na época. Para transmitir a chegada do Homem à Lua, investiu em tecnologias e profissionais altamente capacitados, garantindo aos brasileiros a experiência de assistir a um dos maiores acontecimentos do mundo”.

Continua após a publicidade

O CEO ainda destaca a jornada da empresa com o passar do tempo: “Ao longo dos anos, inovações muito relevantes surgiram, como a mudança do sinal analógico para o digital, a diminuição do tamanho das antenas para o uso doméstico e a melhora na qualidade da imagem e do som transmitidos, por exemplo”. A aposta mais recente da Embratel é um satélite chamado Star One D2, cuja posição orbital será de 70° W, previsto para ser lançado em 2020.