Em clima de Halloween, ESO divulga foto da Nebulosa do Lobo Negro
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela |

O Observatório Europeu do Sul (ESO) publicou nesta quinta (31) uma foto de um objeto cósmico que já entrou no clima do Dia das Bruxas. A imagem mostra a Nebulosa do Lobo Negro, uma densa nuvem de partículas encontrada na direção da constelação de Scorpius, o Escorpião, a cerca de 5.300 anos-luz da Terra.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Vídeo espetacular da NASA mostra explosão solar que chegou à Terra no Halloween
- Em clima de Halloween: "cometa sem cabeça" pode acabar desintegrado
Ela faz parte de Gum 55, uma nebulosa ainda maior. O apelido desta pequena porção da nuvem se deve ao seu formato que, para alguns, lembra o de um lobo imerso em um fundo estrelado à espreita. “Se você olhar bem, o lobo pode ser um lobisomem, com suas mãos prontas para agarrar espectadores distraídos”, brincaram os membros do ESO na publicação.
A foto traz esta nebulosa na incrível resolução de 283 milhões de pixels, registrada por um dos telescópios do Observatório Paranal, do ESO, instalado no Chile. Pode não parecer, mas a cena mostra uma área equivalente a quatro vezes a Lua na fase cheia.
Nebulosas escuras como esta são nuvens de poeira cósmica tão densa que bloqueiam a luz vinda dos objetos atrás delas, como as estrelas. Os grãos de poeira ali absorvem a luz visível, mas permitem a passagem de comprimentos de onda mais longos, como aqueles do infravermelho. Ao estudar estas nuvens de poeira congelada, os astrônomos podem investigar processos de formação estelar.
Assim, este “lobo cósmico” se destaca por seu contraste com as estrelas brilhantes e nuvens de formação estelar ao fundo. As nuvens coloridas ali são feitas principalmente de hidrogênio gasoso, e brilham em tons de vermelho como resultado da radiação ultravioleta vinda de estrelas jovens.
Fonte: ESO