Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Dois planetas próximos podem ter as condições necessárias para a vida

Por| Editado por Patricia Gnipper | 20 de Dezembro de 2022 às 10h03

Link copiado!

Alejandro Suárez Mascareño/Inés Bonet
Alejandro Suárez Mascareño/Inés Bonet

Dois planetas localizados quase ao lado do Sistema Solar, a 16 anos-luz de distância, podem ter oceanos de água líquida e, portanto, parecem ser potencialmente habitáveis. Publicado na Astronomy & Astrophysics, o novo estudo é apenas o início da investigação do sistema chamado GJ 1002.

Os dois mundos orbitam na zona habitável de sua estrela, uma anã vermelha com cerca de um oitavo da massa do Sol. Isso significa que estão em uma região orbital onde é possível existir água no estado líquido.

Nosso próprio planeta é o melhor exemplo de mundo na zona habitável de sua estrela: a Terra está exatamente onde precisava estar para que os oceanos de água líquida pudessem existir, coisa sem a qual não estaríamos aqui. Já em estrela pequenas como as anãs vermelhas, a zona habitável é bem mais próxima: a apenas 0.0457 Unidades Astronômicas (sendo que 1 UA é a distância média entre a Terra e o Sol).

Continua após a publicidade

Os planetas do novo estudo, nomeados GJ 1002b e GJ 1002c, levam respectivamente 10 e 20 dias terrestres para completar uma volta ao redor da estrela GJ 1002. Esse período orbital é uma grande vantagem, pois assim os astrônomos precisam esperar apenas alguns dias para fazer uma nova análise dos planetas.

É que, para observá-los e medir suas características, é necessário esperar que eles estejam passando em frente à estrela. Alguns mundos levam décadas para completar uma órbita, mas, felizmente, este não é o caso do sistema GJ 1002. Além disso, eles parecem ter massa equivalente à da Terra, tornando as expectativas ainda maiores.

Ainda não se sabe muito mais sobre estes mundos, mas a proximidade deles em relação ao Sistema Solar permitirá observações mais detalhadas em breve, incluindo análises de suas atmosferas. Isso pode revelar se existe oxigênio por lá, por exemplo.

Continua após a publicidade

Fonte: Astronomy & Astrophysic, Instituto de Astrofísica das Canárias