Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Detritos espaciais que caíram no oeste da Índia podem ser de foguete chinês

Por| Editado por Patricia Gnipper | 04 de Abril de 2022 às 15h13

Link copiado!

Detritos espaciais que caíram no oeste da Índia podem ser de foguete chinês
Detritos espaciais que caíram no oeste da Índia podem ser de foguete chinês

Detritos espaciais caíram em duas aldeias a oeste da Índia na noite deste último sábado (2). Ao que tudo indica, um grande anel metálico e uma esfera são peças de um foguete chinês Long March 3B, lançado em fevereiro do ano passado. Felizmente, não houve nenhum ferido.

O anel metálico, com tamanho estimado entre 2 a 3 metros de diâmetros e um peso de 40 kg, foi encontrado em uma aldeia na zona rural a oeste da Índia, no estado de Maharashtra. A descoberta foi relatada ao Press Trust of Índia por Ajay Gulhane, um coletador local.

Continua após a publicidade

Gulhane explica que os moradores estavam preparando uma festa comunitária, quando um objeto queimando cruzou e iluminou o céu, acompanhado de um estrondo. “As pessoas correram para suas casas temendo (uma) explosão e permaneceram em casa por quase meia hora".

No entanto, outro pedaço metálico, dessa vez uma grande esfera, atingiu outra vila do distrito. Ambos os materiais foram coletados para exame e agentes locais foram enviados às comunidades para avaliar se haviam outras partes perdidas. Não houve relato de feridos ou danos.

Possível origem

A Organização de Pesquisa Espacial da Índia (ISRO, na sigla em inglês) informou que a reentrada dessas peças na atmosfera da Terra foi bem próxima ao horário anteriormente previsto para a chegada das peças do foguete chinês lançado em fevereiro de 2021.

Continua após a publicidade

Em seu Twitter, Jonathan McDowell, um observador espacial do Smithsonian Astrophysical Observatory, disse que o anel metálico encontrado correspondia a uma parte do foguete Long March 3B. Esses objetos, ao reentrarem na atmosfera, queimam por conta do atrito e podem se desfragmentar.

Mas quando essas peças são grandes e resistentes demais, parte delas pode alcançar o solo como detrito espacial. A maior parte desse lixo que chega à Terra costuma não oferecer riscos ou danos, porque esses fragmentos têm suas trajetórias calculadas e monitoradas.

No entanto, eventualmente, algum destroço pode causar um dano significativo, como as partes do foguete chinês Long March que caíram sobre algumas aldeias da Costa do Marfim em 2020. Apesar do prejuízo estrutural, não houve registro de mortes ou feridos.

Continua após a publicidade

Fonte: Via Phys.org