Publicidade

Destaques da NASA: Lua, Sol, Netuno e + nas fotos astronômicas da semana

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
F. Sojuel/ A.Vanoni/NASA, ESA, CSA, STScI, NIRCam
F. Sojuel/ A.Vanoni/NASA, ESA, CSA, STScI, NIRCam

Já imaginou como seria se a Lua ficasse parecida com Saturno? E, afinal, como é a aparência de Netuno no infravermelho? Para descobrir, é só conferir as fotos destacadas pela NASA na última semana. 

As fotos incríveis deste compilado incluem uma nebulosa com formato que lembra um morcego, um “triângulo” fotografado acima do Sol e nossa Lua acompanhada das estrelas do aglomerado estelar Plêiades.

Saiba mais sobre as imagens e não se esqueça de conferir a galeria no fim desta matéria: 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

1. Grupo de galáxias 

O compilado desta semana começa com um grupo de galáxias a 200 milhões de anos-luz da Terra na direção da constelação de Pégaso. Ali, fica NGC 6771, uma galáxia espiral cujo disco se estende por 75 mil anos-luz. As galáxias na região estão interagindo e se aproximando uma da outra; eventualmente, vão acabar colidindo. 

2. “Saturno”?

Francisco Sojuel flagrou uma cena para lá de especial no céu da Guatemala. Ele registrou nuvens finas passando pelo meio da Lua, cobrindo-a como se fosse um anel e deixando-a parecida com Saturno. Nosso satélite natural estava na fase crescente quando a foto foi feita, mas o restante da sua superfície pode ser visto graças ao brilho refletido pela Terra. 

3. Triângulo no Sol

Já Andrea Vanoni registrou um “triângulo” sobre o Sol, que nada mais é que uma proeminência solar em formação. Trata-se de uma estrutura de gás quente e denso, que se mantém sustentada pelos campos magnéticos no Sol. A proeminência em questão apareceu no Sol na última semana e era maior que a Terra. 

📸 Leia mais: proeminência do Sol é a foto astronômica de segunda-feira (2)

4. Lua e Plêiades

Continua após a publicidade

Recentemente, a Lua brilhou no céu junto com o aglomerado estelar das Plêiades, e você pode conferir a beleza destes astros na foto de Alan Dyer. Normalmente, as estrelas das Plêiades aparecem junto com nebulosas de reflexão azuladas, mas estas nuvens cósmicas foram ofuscadas pela luz refletida por nossa Lua.  

📸 Leia mais: Lua e aglomerado estelar são a foto astronômica de terça-feira (4)

5. Nebulosa do Morcego

O Halloween ainda não chegou, mas você já pode entrar no clima da data com a foto de Mike Taivalmaa, que traz a Nebulosa do Morcego. Ela faz parte da Nebulosa do Véu, que é um remanescente de supernova feito dos restos de uma estrela que colapsou sobre sua estrutura e explodiu.  

Continua após a publicidade

6. Galáxia NGC 247

A galáxia NGC 247 também apareceu por aqui. Encontrada a 11 milhões de anos-luz de distância, esta é uma galáxia espiral menor que a Via Láctea e seu disco mede cerca de 70.000 anos-luz. Ela aparece inclinada para nós em nossa perspectiva e tem um lado vazio, o que lhe rendeu o apelido “Galáxia do Buraco da Agulha”.  

7. Netuno pelo James Webb

A última foto da seleção desta semana traz Netuno observado no infravermelho pelo James Webb. Na imagem, o planeta tem aparência escura por causa do metano na atmosfera, que absorve a luz infravermelha. Por outro lado, este mundo gelado tem nuvens a altitudes tão altas que ficam acima do metano, e por isso se destacam na imagem. 

Continua após a publicidade

Clique e veja a galeria de imagens

Fonte: APOD