Publicidade

Destaques da NASA: galáxias, nuvens e + nas fotos astronômicas da semana

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Aman Chokshi/Harshwardhan Pathak/Mark Hanson & Martin Pugh
Aman Chokshi/Harshwardhan Pathak/Mark Hanson & Martin Pugh

Entre as mais recentes fotos destacadas pela NASA no site Astronomy Picture of the Day, encontramos uma foto incrível de uma galáxia registrada no exato momento em que um meteoro atravessava o campo de visão do fotógrafo. Também há glóbulos cometários, nuvens estelares e muito mais.

No compilado de imagens da semana, a galáxia do Girino chama a atenção com sua longa "cauda" azulada. Também conferimos um vídeo em timelapse da erupção do vulcão Villarrica, no Chile.

Saiba mais sobre os objetos nas imagens e veja as fotos na galeria no fim desta matéria.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

1. Retrato de família

Nessa imagem, vemos registros de quase todos os planetas do Sistema Solar, feitos pela sonda Voyager 1. O mosaico de 60 quadros mostra Vênus, Terra, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. O Sol aparece como um simples ponto brilhante no centro da composição. 

2. O meteoro e a galáxia

A galáxia Triangulum (M33), a 3 milhões de anos-luz, foi fotografada em um momento fortuito: o exato instante em que um meteoro cruzada a atmosfera terrestre. O astrofotógrafo capturou ambos em uma única exposição, sem dúvidas um golpe de sorte que não deve se repetir tão cedo. 

3. Galáxia do Girino

A galáxia Arp 188 é também conhecida como Galáxia do Girino, e fica a 420 milhões de anos-luz de distância da Terra. Sua "cauda" mede de 280 anos-luz e provavelmente se formou devido à passagem de outra galáxia, que "puxou" parte das estrelas com sua atração gravitacional.

📷 Leia mais: galáxia do Girino na foto astronômica de segunda-feira (15)

4. Glóbulos cometários

Continua após a publicidade

Os glóbulos cometários dessa imagem estão a 1.300 anos-luz de distância e são compostos por gás e poeira. Ali, estrelas pouco massivas surgem, com a capacidade de desgastar as estruturas das nuvens, fazendo-as brilhar. Provavelmente o objeto também foi afetado pelos restos da supernova da Vela, que explodiu há 11 mil anos.

📷 Leia mais: glóbulos cometários na foto astronômica de terça-feira (16)

5. Vulcão Villarrica

Dessa vez, a NASA destacou um vídeo em timelapse de uma erupção do vulcão Villarrica, no Chile, capturado por Gabriel Muñoz. O vídeo de 7 segundos mostra também o movimento das estrelas no céu noturno, incluindo a Via Láctea e as Nuvens de Magalhães, nos dando noção da velocidade da passagem de tempo.

Continua após a publicidade

6. Nuvem Estelar de Sagitário

Nessa imagem, o astrofotógrafo conseguiu capturar a Nuvem Estelar de Sagitário (Messier 24) em toda a sua glória e esplendor. Trata-se de uma nuvem de poeira interestelar em um cenário que permite observar estrelas do braço Sagitário da nossa galáxia. O objeto que vemos se estende por uma área com largura equivalente a 12 vezes a da Lua cheia. 

📷 Leia mais: Nuvem Estelar de Sagitário na foto astronômica de quinta-feira (18)

Continua após a publicidade

7. Raios no Festival do Planeta

Em 11 de julho, durante o Festival do Planeta anual da região no parque abaixo do Observatório e Planetário de Brno, raios anticrepusculares atravessaram o céu. Esses raios são faixas de luz e sombra projetadas por nuvens durante pôr do sol, parecedndo convergir no horizonte oposto.

Confira a galeria de fotos

Continua após a publicidade

Fonte: APOD