Destaques da NASA: eclipse solar, nebulosa e+ nas fotos astronômicas da semana
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |

O eclipse solar de outubro está chegando, e as fotos astronômicas destacadas pela NASA nesta semana dão um gostinho do que esperar do fenômeno: você vai ver imagens que mostram a beleza do anel de fogo, formado pelas bordas do disco do Sol permanecendo visíveis enquanto a Lua esconde o restante dele durante o eclipse.
Como de costume, outros objetos também apareceram nesta seleção de fotos — as nebulosas, por exemplo, estão em dose dupla: uma imagem mostra uma nebulosa planetária com formato que lembra o de uma ampulheta, e outra traz uma nuvem gasosa conhecida pelo apelido Nebulosa Cabeça da Bruxa.
Confira:
Sábado (30/09) — Superlua
Setembro chegou ao fim com uma superlua brilhando no céu. Este apelido é dado quando a Lua chega à fase cheia estando no ponto mais próximo da Terra em sua órbita (perigeu), ou quando fica a até 90% dele.
Ja no hemisfério norte, ela recebeu o nome Lua da Colheita, que é dado à fase cheia que ocorra mais perto do equinócio de outono.
- Leia também: O que é Lua Rosa, Lua Azul e Lua de Sangue?
Domingo (01/10) — Eclipse solar no deserto
Os eclipses solares são fenômenos que rendem fotos incríveis como aquela abaixo, capturada em meio à areia do deserto Rub' al Khali.
A foto mostra o chamado anel de fogo, formado enquanto a Lua está a uma distância da Terra que não é suficiente para cobrir o disco solar todo. Assim, as bordas da nossa estrela permanecem visíveis, formando um anel brilhante.
- Leia também: Como vai ser o eclipse solar de 2023?
Segunda-feira (02/10) — Raios vermelhos
Existe um tipo de raio avermelhado que ocorre no alto da atmosfera, sendo tão breve que vê-lo não é nada fácil. Estamos falando dos sprites vermelhos, um tipo de fenômeno fotografado e estudado na Terra nos últimos 25 anos.
Ainda não se sabe ao certo a origem dos sprites, mas os cientistas acreditam que eles parecem ser descargas elétricas relacionadas a tempestades, ocorrendo a até 80 quilômetros de altitude.
- Leia também: Sprites: foto mostra luz vermelha no céu do RS
Terça-feira (03/10) — Nebulosa planetária
A foto abaixo traz a nebulosa planetária MyCn 18. Estes objetos são formados por estrelas que esgotaram suas reservas de combustível para a fusão nuclear, expelindo suas camadas externas.
Os anéis dela parecem formar uma ampulheta em nossa perspectiva de observação, que rendeu ao objeto o apelido Nebulosa da Ampulheta. Estas estruturas da MyCn 18 são formadas por elementos diversos, como hidrogênio e oxigênio.
- Saiba mais sobre a foto da Nebulosa da Ampulheta
Quarta-feira (04/10) — Nebulosa Cabeça de Bruxa
Que tal conhecer outra nebulosa com formato curioso? É o caso da IC 2118, que é popularmente chamada de Nebulosa Cabeça de Bruxa devido ao seu formato.
Esta nuvem de gás cósmico brilha refletindo a luz da estrela Rigel, uma das mais brilhantes da constelação de Órion, o Caçador. A estrela pode ser encontrada na parte inferior da foto.
- Saiba mais sobre a foto da nebulosa IC 2118
Quinta-feira (05/10) — Anel de Fogo
Enquanto o aguardado eclipse solar de outubro não acontece, você pode recordar o evento astronômico ocorrido em maio de 2012, registrado na composição abaixo.
A imagem mostra as várias etapas do eclipse, desde seu início até a formação do anel de fogo, visível na parte central do registro.
- Saiba mais sobre a foto do anel de fogo
Sexta-feira (06/10) — Placa fotográfica
A imagem abaixo mostra um objeto especial. Trata-se de uma placa fotográfica que mostra a galáxia Andrômeda, junto de algumas anotações feitas pelo astrônomo Edwin Hubble.
Ele escreveu o “VAR” ali em referência à variação de brilho que observou em uma mancha — que, no fim, se revelou uma estrela variável. A descoberta deste objeto revelou que Andrômeda não era apenas uma nuvem gasosa em meio à Via Láctea, mas sim uma galáxia distante e similar à nossa.
- Saiba mais sobre a foto da placa fotográfica
Fonte: APOD